quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

As companhias líderes em patentes

 


Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, uma patente é um direito exclusivo concedido a uma invenção, ou seja, um produto ou processo que fornece uma nova maneira de fazer alguma coisa ou uma nova solução técnica para um problema.

A saúde de todas as marcas e empresas depende largamente da sua capacidade de apresentar novos produtos que produzem alterações e melhorias, ou adaptar existente, e um dos maiores indicadores que nos permitem saber quanto uma empresa está inovando, é o número patente que ela está gerando.

De acordo com Statista, esta é a lista de empresas que registamo maior número de patentes nos Estados Unidos no ano passado:

International Business Machines Corp (IBM) – 7534
Samsung Electronics – 4952
Canon – 4055
Sony – 3224
Microsoft – 2829
Toshiba – 2608
Qualcomm Inc – 2590
Google – 2566
LG Electronics – 2122
Panasonic – 2095
Apple – 2003
General Electric – 1860
Fujitsu Ltd – 1820
Seiko Epson – 1662
Ricoh Co Ltd – 1634

Registre sua patente e inove! Entre em contato com a Forato Consultoria e saiba como realizar o registro de sua patente ou marca.

Direitos autorais X Internet: Direitos autorais no youtube

 

Você sabe como funciona a lei de direitos autorais no youtube? Como a plataforma cuida para que a reprodução do conteúdo seja feita de forma correta e não infrinja a lei presente sobre o tema nos mais diversos países onde a plataforma funciona e possui criadores de conteúdo?

Muitas pessoas pensam que a plataforma é livre e que todo conteúdo pode ser compartilhado e monetizado. Porém a grande gigante dos vídeos tem um cuidado especial quando o assunto é direitos autorais. Cuidado que diferencia o youtube, do facebook (que atualmente também pretende incentivar seus usuários a postarem mais vídeos na rede social).

Como funciona para os criadores de conteúdo?

Atualmente o padrão do youtube é a licença Creative Commons. Nesse caso, se você produz e posta um conteúdo,  que seja criado inteiro por você, dentro da plataforma e este produto é reproduzido sem permissão dentro do youtube, você pode preencher um formulário disponibilizado por eles para que a violação seja tirada do ar.

Mas mesmo que a violação seja feita fora do youtube, como uma emissora de TV compartilhar o seu vídeo sem consentimento, você também pode processar o infrator com base na lei de direitos autorais.

Meu conteúdo foi compartilhado no youtube sem autorização, o que eu faço?

Caso o contrário aconteça com você, seu conteúdo foi usado sem a devida autorização, seja ele música ou vídeo, você também tem uma segurança.

Dentro do  YouTube existe uma ferramenta chamada Content ID. Esta ferramenta escaneia o conteúdo inteiro do site e detecta automaticamente as reivindicações de direitos autorais. Isso funciona por causa das possibilidade de monetização dentro do youtube. O Content ID protege para que outras pessoas não ganhem dinheiro com a reprodução de uma obra ou conteúdo que não são donos.

O que acontece muito é a criação de contratos entre o youtube e grandes grandes proprietárias de músicas, filmes, programas de TV, videogames entre outras empresas para agilizar e facilitar a identificação.

Dependendo da situação o vídeo pode ser retirado do ar automaticamente ou ter a sua monetização desabilitada. Caso o usuário continue infringindo as leis de direitos autorais ele pode inclusive perder a sua conta dentro do youtube e ser impossibilitado de postar novos vídeos na plataforma.

para facilitar essa identificação. Caso seja detectado que um vídeo enviado tem material protegido por criadores de conteúdo, ele é retirado do ar automaticamente.

Para entender completamente como funciona a lei de Direitos Autorais dentro do Youtube e como a plataforma lida com cada questão, você pode acessar esse site e conferir todas as explicações do youtube.

Para compreender melhor a lei de direitos autorais, faça contato (11) 9 4319-8445 e confira a postagem feita aqui no blog da Forato Consultoria e faça o registro de sua obra, nós podemos ajudá-lo.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

CORINTHIANS SOFRE PROCESSO POR USO INDEVIDO DE ESTÁTUA DE SÓCRATES; ARTISTA PEDE R$ 300 MIL


Inicialmente exposta no Memorial, a estátua de Sócrates foi parar na Arena Corinthians

Divulgação / Corinthians








O  suposto uso indevido veio neste ano. Primeiro, a estátua do ídolo da Fiel apareceu no prédio Oeste da Arena. Na sequência, mais precisamente no dia 31 de março de 2020, foi exposta no Setor Norte durante o embate contra o Santos - a data marca o aniversário do Golpe Militar no Brasil.

 

Por semelhança com embalagem da Vigor, Justiça proíbe iogurte grego da Danone

 

grego1

grego2

Após uma disputa judicial que durou quatro anos, a 19ª Vara Cível de São Paulo, atendendo a um pedido da Vigor, determinou que a Danone pare de produzir, comercializar e divulgar o seu iogurte grego na atual embalagem no Brasil. A decisão, publicada nesta terça-feira (23/4) no “Diário de Justiça Eletrônico”, começa a valer no dia 15 de maio.

Segundo a juíza Renata Maior Baião, houve uma “afronta ao princípio da boa-fé objetiva” por parte da Danone, que passou a usar embalagens com “notória semelhança com aquelas empregadas pela Vigor”.

A Danone lançou a sua linha de iogurte grego no começo de 2013, depois das concorrentes Vigor e Nestlé, que começaram a venda em 2012.

Para a juíza, na prova produzida por perito judicial, a análise comparativa dos produtos das duas empresas concluiu que “o pote utilizado pela Danone apresenta forma plástica que se identifica com o pote utilizado pela requerente Vigor, possibilitando causar confusão junto ao público consumidor, bem como indica a prática de ‘passing off’” (falsa representação de marca para induzir o consumidor a erro no ato de uma compra).

A decisão da juíza menciona que a Danone alterou a sua embalagem inicial do iogurte, que passou a ter “características semelhantes” à da Vigor.  A Danone ressaltou na ação que a Vigor não tem o registro formal da embalagem perante o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Isso porque o INPI recusou pedido da Vigor de registro de dois recipientes, um azul e o outro branco, em 2013, alegando que o formato da embalagem era muito comum. Em 2016, uma decisão da 9ª Vara Federal do Rio de Janeiro anulou a decisão do INPI e concedeu o registro da marca.  A Vigor aguarda essa decisão em segunda instância no Rio.

A Danone ainda sustentava, no processo, que a ação poderia discutir um eventual uso de “um pote similar” ao da Vigor, mas não concorrência desleal por imitação de produto. “As embalagens possuem diferenças visuais e o formato em questão se assemelha ao adotado há anos pelo produto Danette, existindo um código de categoria para a linha de iogurtes que descaracteriza a exclusividade e inovação do pote da autora”, afirmou. Fala ainda que não há risco de “confusão ou associação entre os produtos”, pois há diferenças em altura, largura e volume do produto.

A juíza Renata Baião julgou parcialmente procedente o pedido da Vigor. Ela concedeu a tutela provisória para interromper a venda, produção e campanhas do iogurte da Danone. Mas foi contra a determinação de pagamento de multa pela Danone, por entender que a empresa não irá descumprir a ordem judicial.

A juíza ainda determinou que a Danone pague indenização por lucros cessantes à Vigor. O montante ainda será apurado.  Em nota, a Danone informa que recorrerá da decisão da primeira instância “já que os elementos supostamente coincidentes entre as embalagens constituem um padrão de mercado e as marcas estão em destaque nas embalagens”.

Fonte: 

Valor https://www.embalagemmarca.com.br/2019/04/por-semelhanca-com-embalagem-da-vigor-justica-proibe-iogurte-grego-da-danone/