quinta-feira, 18 de maio de 2023

Neste artigo abordaremos alguns detalhes do porque não vale a pena registrar uma marca sem o auxílio de um profissional.

 

Em 2021 o G1 publicou a seguinte matéria que nos levou a refletir sobre o famoso tema: “o barato que sai caro”.

Sem orientação, marcas podem levar até 12 anos para serem registradas no Brasil | 

Diante disso e para auxiliar você que está tendendo a tomar essa errônea decisão (em regra), vamos elencar alguns pontos abaixo que você deve levar em consideração.

  1. O registro de marca é regulamentado por meio da Lei 9.279/96 (Lei de Propriedade Industrial), pela nossa Constituição e uma série de outros normativos. Logo, de início, podemos observar que há muita coisa jurídica envolvida. Se jogar nesse campo sozinho(a) e sem qualquer tipo de conhecimento real pode ser muito mais perigoso do que você imagina, por isso, procure o auxílio de um profissional de marcas;
  2. Não é apenas um Registro; este será o seu maior patrimônio nos próximos anos. Pense no risco que há de uma pessoa inexperiente gerir um patrimônio de milhões. Existem áreas de um negócio em que não há espaço para aventuras. Por exemplo, imagine uma pessoa (não médica) realizando uma cirurgia no coração. Certamente isto não é normal;
  3. Muitos erros simples arquivam o seu Registro e se, nesse momento, um terceiro registrar sua marca será muito difícil reverter este ato;
  4. Todas as grandes empresas utilizam softwares profissionais para gerir o seu registro. O custo mensal destes softwares é inviável para um registro singular. E, por mais estranho que pareça, o INPI não irá lhe avisar de tudo que ocorre em seu processo.
  5. Sem um software específico é praticamente impossível evitar outras marcas iguais no mercado e, “pasmem”, muitas vezes o INPI defere pedidos idênticos e sua marca cai no uso comum perdendo a exclusividade de uso e, consequentemente, todo o seu valor econômico.
  6. O custo de contratar um profissional frente ao tempo perdido com um aprendizado ínfimo que seja, para tentar realizar algo que não será seguro, não se paga. Grandes empresários(as) otimizam seu tempo e focam suas energias em como ampliar seus negócios, afinal, lucrando mais o custo do registro torna-se irrisório.

Conclusão: com poucos argumentos podemos observar que não vale a pena tentar realizar o registro por conta própria. Procure profissionais altamente qualificados e veja seu negócio deslanchar.

Contato: Forato Consultoria Marcas e Patentes