segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Conjuntura econômica

A avaliação sobre as condições do mercado de trabalho usualmente se baseia na taxa de desemprego, medida como a razão entre o total de pessoas desocupadas sobre a população economicamente ativa. Entretanto, esse conceito apresenta algumas limitações, pois não consegue cobrir todas as formas de precarização do trabalho e dos potenciais trabalhadores que desistem de procurar emprego frente à situação econômica adversa. 

• Nesse contexto, o IBGE divulgou recentemente uma série de indicadores que buscam caracterizar a subutilização da força de trabalho e a desistência da busca por emprego no mercado de trabalho. 

• No período recente, houve aumento não apenas do número de desocupados, mas também dos trabalhadores subocupados e de pessoas na força de trabalho potencial. Além disso, houve redução da formalização do mercado de trabalho, refletindo o crescimento da busca por atividades informais alternativas ao emprego formal. 

Cresceu também a contratação temporária de trabalhadores (muito associada à informalidade), como maneira de evitar custos de contratação e demissão, e do percentual de empregados domésticos buscando ampliar sua fonte de renda em mais de um emprego. 

• Acompanhar tais indicadores e outros mais, que possam ser construídos a partir da PNAD Contínua conforme a mesma seja expandida, se faz necessário para entender como as famílias são afetadas pelo desempenho da atividade econômica. Desempenho do setor imobiliário continuará sendo muito importante para a economia chinesa nos próximos trimestres

 • A economia chinesa tem mostrado um ritmo de crescimento mais forte do que apontavam nossas projeções meses atrás. Isso se deve aos estímulos fiscais e monetários que ainda estão presentes, a despeito dos ajustes estruturais que deveriam ter avançado, dos riscos decorrentes do aumento do endividamento e do excesso de capacidade instalada em diversos segmentos industriais.

 • O resultado do PIB do terceiro trimestre, conhecido nesta semana, reforçou a estabilização da economia verificada neste ano, acumulando três trimestres seguidos com expansão de 6,7%. Assim, a meta de crescimento de 6,5% do PIB poderá até ser superada neste ano, ainda que alguns ajustes em curso, especialmente no mercado imobiliário, possam levar a um arrefecimento do ritmo atual de expansão daqui em diante. Apesar do crescimento continuar favorável nos próximos meses, com poucos riscos no curto prazo, as preocupações com o médio prazo continuam crescendo com a postergação do enfrentamento de desequilíbrios estruturais. 

• Entendemos que os riscos para o crescimento continuam levemente assimétricos para baixo. Dentre estes, é possível destacar: (i) a nova rodada de depreciação do renmimbi (que acumula perda de mais de 1% em outubro e de 3,7% no ano), que pode levar a uma nova saída de capital; (ii) a resposta às medidas impostas ao setor imobiliário, que podem ser mais ou menos fortes do que o necessário e (iii) o endividamento crescente das empresas, diante da ampla oferta de crédito verificada neste ano. 

Vale dizer que os novos empréstimos acumularam expansão de 12,2% até setembro, sendo que as concessões feitas pelos bancos cresceram 11,2% e os novos empréstimos concedidos pelo chamado shadow banking avançaram 15,1% no período.

Ar condicionado caseiro


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Estatísticas

Ao analisar o mercado de aparelhos de condicionadores de ar observamos que há uma grande variedade de equipamentos, com diversas marcas e modelos.
Observamos um mercado presente em quase todos os ambientes, tanto em relação ao consumidor final como também com os consumidores industriais, permitindo grandes mudanças na relação mercado e consumidor. 


http://slideplayer.com.br/slide/3206418/

Refrigeração Comercial, de olho na expansão.

REFRIGERAÇÃO COMERCIAL: UM MERCADO EM EXPANSÃO


Crescimento vem de mudanças na economia e nos hábitos de consumo.

Você já notou que a refrigeração comercial conquistou um grande espaço do mercado nos últimos anos? Já pensou nas oportunidades que esse crescimento pode trazer para você?

Para acompanhar os novos hábitos e padrões da população, existe a necessidade de desenvolver cada vez mais formas de comodidade e praticidade. No setor de refrigeração essas melhorias são aplicadas em diversos pontos. É o caso de hospitais, terminais rodoviários, estações de trem ou metrô, aeroportos, conjuntos de escritórios e locais de grande circulação de pessoas, onde é cada vez mais comum ver vending machines e quiosques que vendem produtos refrigerados. À medida que a sociedade vai amadurecendo e que sua renda média aumenta, novas necessidades passam a existir. Com isso, a economia vai se sofisticando: cresce a oferta de produtos e de serviços, surgem novos tipos de lojas e usa-se mais a refrigeração.O aumento da população urbana e as demandas da vida moderna são dois fatores chaves para o desenvolvimento no setor de refrigeração comercial. A utilização dos equipamentos desse setor cresce a cada dia, e a tendência é que as coisas continuem assim. Há cada vez mais supermercados, restaurantes, bares, padarias, sorveterias, lojas de conveniência e outros estabelecimentos que necessitam de freezers, expositores de bebidas, balcões comerciais e diversos equipamentos de refrigeração.

Refrigerador aberto para bebidas e outros produtos: cada vez mais presente no varejo.
Refrigerador aberto para bebidas e outros produtos: cada vez mais presente no varejo.
A tendência de expansão nesse segmento não ocorre apenas no Brasil. De acordo com um estudo da consultoria Transparency Market Research, o mercado global de equipamentos de refrigeração comercial crescerá 60% entre 2012 e 2018, o que significa uma média superior a 8% ao ano. Os dados apontam para a Ásia como a região com maior crescimento, mas a América Latina também tem ótimas perspectivas, em função de novas necessidades de uso da refrigeração comercial. “O crescimento das atividades comerciais envolvendo produtos alimentícios que necessitam de refrigeração é a principal causa dessa demanda maior. O desenvolvimento econômico e a expansão do turismo também têm peso importante nesse processo”, afirma o estudo.
refrigeração comercial pode ser descrita como “a bola da vez” no mercado, pois existe um amplo espaço para ser explorado. O seu desenvolvimento está diretamente ligado às transformações no modo de vida das pessoas. Há cada vez mais gente vivendo nas cidades e com menos tempo para se dedicar à preparação das refeições. Isso leva, por exemplo, à maior utilização de alimentos congelados, prontos ou parcialmente preparados. Ao mesmo tempo, quando dispõem de maior renda, essas pessoas querem desfrutar das comodidades e compensações da vida moderna, como comer fora, tomar um sorvete, encontrar-se com os amigos em um bar etc.
As oportunidades existentes no segmento da refrigeração comercial levaram ao forte crescimento do número de montadoras de equipamentos. Hoje, dezenas de empresas, em todos os cantos do Brasil, se dedicam a produzir freezers, expositores, balcões etc., atendendo às necessidades dos mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais.


Tendências e caminhos
Ilhas de congelados mais avançadas refletem preocupação crescente com eficiência energética e design.
Os atuais refrigeradores comerciais buscam, cada vez mais, incorporar recursos e tecnologias que os tornem mais duráveis, mais eficientes do ponto de vista energético e mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, existe uma crescente preocupação com o design dos equipamentos. Um dos objetivos é torná-los mais bonitos e chamativos, o que inclui, por exemplo, o uso de cores fortes. Além disso, pretende-se facilitar a sua utilização, aumentar sua praticidade e proporcionar possibilidades de interação com o usuário.
Existem duas frentes principais para oferecer soluções mais avançadas às montadoras: a redução do consumo de energia e a utilização de fluidos refrigerantes de baixíssimo impacto ambiental. “A eficiência energética é prioridade em nossas pesquisas e temos conseguido melhorias significativas nessa área”, diz. Esse é um aspecto fundamental também para os estabelecimentos comerciais, que precisam controlar seus custos para manter a competitividade.

FATORES QUE IMPULSIONAM O MERCADO

  • Evolução contínua da tecnologia;
  • Novas tendências no consumo de alimentos;
  • Crescimento do comércio de alimentos em geral;
  • Expansão das cadeias de supermercados;
  • Fortalecimento das redes de fast food;
  • Aumento das exportações de alimentos processados, frutos do mar, frutas e vegetais frescos.
Fonte: Transparency Market Research










Oportunidades para todos
O potencial do segmento de refrigeração comercial deve ser considerado por todos os profissionais e empresas que atuam no setor. Além das montadoras e dos fabricantes de peças e componentes, que já estão trabalhando fortemente no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, há muito espaço para a atuação de dois outros públicos: as revendas especializadas e os refrigeristas. Ambos podem ampliar suas atividades atuais, estudando esse segmento promissor e verificando as melhores formas de aproveitar as possibilidades que se abrem.
Com a maior utilização de equipamentos de refrigeração comercial, já cresceu também a demanda por peças e componentes, por orientação especializada, por serviços de manutenção preventiva e corretiva. O mercado está sempre mudando e abrindo novas oportunidades. O aumento da utilização da refrigeração comercial é um exemplo muito claro disso. É preciso, portanto, estar atento às tendências e se preparar para enfrentar novos desafios, aprendendo e se atualizando constantemente. E você, está fazendo isso e preparando-se para crescer junto com o segmento da refrigeração comercial?
Denilson Forato - Consultor

Como funciona um Fan Coil?

Resultado de imagem para FAN COIL



Um sistema Fancoil / Chiller utiliza-se de um fluido intermediário (água gelada misturada com etileno-glicol ou apenas água gelada) para climatizar os ambientes. A água é gelada no chiller situado numa casa de máquinas. A água gelada é circulada por bombas de água gelada (BAG) até o fancoil.

No chiller, geralmente a condensação do fluido refrigerante é realizada através do uso de água que circula por uma torre de arrefecimento (ou usa condensação a ar para menores capacidades). Os fancoils recebem a água gelada a aproximadamente 7ºC e a devolve a cerca de 12ºC para o chiller. A potência de resfriamento do fancoil é dada por Q=m.c.(Te-Ts).

Que é,AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R ou variando entre as correspondentes HVACR, HVAC/R, HVAC-R e HVAC&R?

Resultado de imagem para hvac

Muito já falamos sobre o universo do setor HVAC  , mas você já parou para pensar o que isso realmente significa “ao pé da letra”?
Constituindo a tecnologia destinada ao conforto ambiental interior, incluindo principalmente edifícios e veículos, o termo HVAC é uma sigla vinda da língua inglesa, correspondendo a “heating, ventilating and air conditioning”. Traduzido para o português, outro termo também bastante utilizado e equivalente ao original é AVAC, significando assim “aquecimento, ventilação e ar condicionado” e referindo-se às três funções principais e intimamente relacionadas dessa tecnologia.
Além disso, a refrigeração também pode ser incluída no âmbito dessas funções, que passa então a ser referida pelas siglas AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R ou variando entre as correspondentes HVACR, HVAC/R, HVAC-R e HVAC&R.
Origem da tecnologia

A origem da tecnologia de HVAC baseia-se em invenções e descobertas levadas a cabo por pessoas como Nikolay Lvov, Michael Faraday, Willis Carrier, Reuben Trane, James Joule, William Rankine, Sadi Carnot e muitos outros.
A invenções dos componentes do que viriam a ser os sistemas de AVAC acompanhou de perto a Revolução Industrial. Entretanto, novos métodos de modernização, de aumento da eficiência e de controle dos sistemas ainda são constantemente introduzidos por empresas e inventores no mundo inteiro.
Como falamos anteriormente, as três funções centrais de aquecimento, de ventilação e de condicionamento de ar estão inter-relacionadas, proporcionando conforto térmico e qualidade do ar interior (QAI) aceitáveis, com custos viáveis de instalação, manutenção e operação.
Especificações

Além de seu objetivo central, os sistemas de HVAC reduzem a infiltração do ar e mantêm as relações de pressão entre espaços. Nos edifícios modernos, o projeto, instalação e controle dessas funções está integrado num ou mais sistemas de HVAC. Em edifícios de pequena dimensão, é normalmente o próprio empreiteiro a dimensionar e a escolher o equipamento e os sistemas a instalar.
Já em edifícios maiores, a análise, o projeto e a especificação dos sistemas de HVAC fica normalmente a cargo de engenheiros especialistas, sendo a instalação e montagem realizada por subempreiteiros especializados em instalações especiais.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Perigo de Instalação com suportes ruins.




Um dos itens de segurança mais importantes de uma instalação de ar-condicionado são os suportes de suas unidades condensadoras, equipamentos que ficam sustentados sobre essas peças plásticas, metálicas ou de fibra de vidro fixadas em paredes externas.
No entanto, a qualidade de alguns produtos comercializados no mercado nacional tem deixado a desejar. Nas redes sociais, não faltam refrigeristas reclamando da situação, que, muitas vezes, obriga os profissionais do setor a refazer serviços, prejudicando sua reputação no mercado.
Para quem trabalha na área, a orientação é sempre verificar a procedência do produto e buscar adquiri-lo apenas de fornecedores idôneos e marcas reconhecidas. Também é importante avaliar se o suporte é adequado ao tipo de unidade condensadora e às condições do ambiente externo.
Segundo fabricantes, muitos acessórios de metal vendidos no País oxidam em pouco tempo quando expostos à ação das intempéries e, assim, as condensadoras despencam, causam prejuízos materiais e põem vidas em perigo.
No caso dos suportes feitos de plástico, o ressecamento ocasionado em função da exposição ao sol enfraquece as peças de má qualidade, que ainda podem derreter rapidamente em casos de incêndio. Além disso, as condensadoras fixadas em produtos assim se tornam instáveis e podem se inclinar para frente, o que afetará o bom funcionamento das máquinas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Entenda o Mercado de Ar Condicionado no Brasil

Ao analisar o mercado de aparelhos de condicionadores de ar observamos que há uma grande variedade de equipamentos, com diversas marcas e modelos.
Observamos um mercado presente em quase todos os ambientes, tanto em relação ao consumidor final como também com os consumidores industriais, permitindo grandes mudanças na relação mercado e consumidor. 
Tipo de mercado
Ao analisar o estagio do ciclo de vida do produto no mercado, observamos que se trata de um mercado maduro e expandido, um mercado com vários tipos de produtos e que continua em crescimento.
É notável que exista um grande número de concorrentes proporcionando vários produtos e serviços relacionados a este tipo de mercado, e devido às mudanças climáticas que estão ocorrendo atualmente há grandes possibilidades de continuar crescendo.
Ambiente de mercado
Em relação aos ambientes do mercado, podemos observar alguns impactos que permite mudanças no mercado em relação aos consumidores:
Demografia: podemos dizer que o mercado de condicionador de ar tem grandes relações com os fatores demográficos, devido às mudanças que ocorre nas classes sociais, ou seja, quanto maior for o nível da ocupação, da profissão, da renda e das classes econômicas, melhor será a relação entre mercado e consumidor.
Local de moradia também é um fator demográfico que causa fortes impactos no mercado de ar condicionado, ou seja, nas regiões que o clima é mais favorável ao verão o aparelho tem uma climatização voltada para a refrigeração, e nas regiões que o clima é mais para inverno a climatização é voltada ao aquecimento.
Cultura: a cultura favorece o mercado de ar condicionado através dos valores e até mesmo pelo modismo que faz com que os consumidores tenham atitudes de consumir os produtos deste mercado.
Nas regiões tropicais este tipo de mercado faz parte da cultura, seja através da necessidade ou até mesmo por costume e valores.
Economia: a economia tem grandes relações nas mudanças deste mercado às vezes favorecendo através do aumento de crédito e às vezes dificultando com o aumento dos juros, ou seja, a economia pode trazer mudanças ao mercado de ar condicionado, tanto positiva como também negativa. Tudo depende da política monetária definida pelo banco central para melhor controlar o fluxo circular de renda, permitindo ao mercado controlar a relação oferta e demanda.
Política: a política interfere neste mercado de forma negativa, (ao mercado), fiscalizando e controlando a venda e desperdício de materiais usados nos equipamentos que ao ser mal utilizado pode prejudicar tanto a saúde como o meio ambiente.
Legislação: a legislação interfere no mercado de condicionador de ar através das leis que obriga o proprietário a fazer manutenção preventiva mensalmente, como limpeza geral no aparelho e troca de filtros.
Infraestrutura – a infraestrutura tem grandes relações positivas com o mercado de ar condicionado, quanto maior for os investimento em infraestrutura, (construção de grandes empreendimento imobiliários e shopping) maior será o crescimento deste mercado.
Tecnologia: a tecnologia tem sido o fator que mais tem colaborado com o crescimento do mercado de condicionador de ar, permitindo grandes mudanças como a automação dos equipamentos, com sensores que é acionado quando os filtros estão sujos solicitando a limpeza ou troca, permite também que os aparelhos sejam ligados e desligados com horários programados e até mesmo um controle da temperatura tudo através de computadores.
Natureza: a natureza é um fator que tem gerado grandes discussões em relação a este tipo de mercado, devido o gás utilizado nos aparelhos serem prejudicial à camada de ozônio.
A natureza por outro lado tem favorecido este tipo de mercado, com as grandes mudanças de temperatura, dando ao mercado a oportunidade de produzir aparelhos que tem a função tanto de refrigeração quanto de aquecimento.
Segurança: este tipo de mercado tem alguns impactos que são causados pelo ambiente da segurança, impacto positivo é facilidade que o consumidor tem para adquirir um aparelho de ar condicionado e um fator negativo é a preocupação que o consumidor tem após a compra de ter que instalar e garantir uma boa manutenção, já que o custo destes serviços é bem maior que do próprio aparelho.
Organizações: as organizações por estar ligada a infraestrutura também tem grande impacto neste tipo de mercado, principalmente as organizações voltadas ao segmento de equipamentos elétricos, (informática), que na falta de equipamento de condicionador de ar pode ter prejuízo, devido o superaquecimento dos seus produtos.
Globalização: a globalização tem um grande impacto neste mercado por favorecer tanto aos concorrentes quanto ao consumidor a conhecer os produtos deste mercado.
A globalização permite ao concorrente saber como são os processos dos concorrentes, (nacionais e importados), conhecendo as inovações, diferenciações e até copiando equipamentos.
Concorrência: a concorrência é o ambiente mais importante para a pesquisa pôr estar relacionada diretamente a categoria do produto Marketing.
Temos quatro tipos de concorrência;
concorrência direta; é constituída pelo mesmo tipo de produto e mesma categoria, ou seja, pode ser substituindo sem que haja diferenças.
ex: pode substituir um aparelho mult split Carrier pôr um aparelho multsplit York , não havendo diferença entre eles.
concorrência de categoria; é a concorrência do mesmo produto, mas com categorias diferentes,
ex: pode substituir um aparelho mult split Carrier pôr um aparelho de ar condicionado de janela, havendo diferença apenas na qualidade dos produtos, (produtos genéricos).
concorrência indireta; é a concorrência de um tipo de produto que pode substituir o outro produto, ou seja, produtos com a mesma funcionalidade.
ex: pode ser substituído um aparelho de ar condicionado por um ventilador, diferença na categoria e na qualidade do produto.
concorrência orçamentária; é a troca de um produto pôr outro de outra funcionalidade,
ex: trocar um aparelho de ar condicionado mult Split pôr um bebedouro de água mineral gelada, leva em conta os recursos financeiros. 
Comportamento do Consumidor
Reconhecimento das necessidades
O reconhecimento das necessidades é realizado observando de que maneira o consumidor reconhece suas necessidades, podemos dizer que este tipo de mercado esta sendo reconhecido principalmente pela necessidade percebida do consumidor, seguido pela exposição social e até mesmo pelas indicações.
Este tipo de mercado esta ligado diretamente ao setor de infraestrutura e tecnologia, a grande demanda é dos grandes empreendimentos imobiliários, (consumidor organizacional), que procura através da tecnologia valorizar seus imóveis. Este consumo aumenta a cada ano e a tendência é que estes números não param de crescer. Apesar deste tipo de mercado ter grande parcela de seu crescimento ligado ao consumidor organizacional, pode perceber uma forte relação deste mercado com o consumidor final, que ocorre devido às mudanças climáticas que a cada dia favorece mais este tipo de mercado.
Processos de compras
Ao analisar os processos de compras, devemos estudar o comportamento dos consumidores que se divide em dois processos, reconhecimento das necessidades e busca de informação.
O reconhecimento das necessidades vai tentar identificar se vale a pena adquirir o produto através das buscas de informações que são divididas entre fontes internas e fontes externas.
Podemos dizer que fontes internas é o conhecimento que o consumidor tem em relação ao produto,
ex: o consumidor toma a decisão de comprar um aparelho de ar condicionado pôr que conhece  o funcionamento do produto e confia na qualidade, (experiência própria).
As fontes externas é o conhecimento do aparelho de ar condicionado através de catálogos, sites e até mesmo pôr esse trabalho.
ex: o consumidor toma a decisão de comprar um aparelho de ar condicionado pôr ter lido este trabalho, (experiência de terceiros, marketing).
Tipos de Compras 
Temos no mercado de condicionador de ar três tipos de compra, compra de conveniências I, II III, são tipos de compras que mostra que o consumidor conhece o produto (marca e modelo), e compra levando em consideração a segurança, o envolvimento com o produto, a fidelidade às marcas, a obsolência de informação e a frequência de compras. 
Benéficos funcionais
 Benefícios funcionais são aqueles oferecidos pelos fabricantes do produtos: como a qualidade da matéria prima, a resistência e a durabilidade do produto,  a assistência técnica, os assessórios, o design do produto conforto causado pelo aparelho e o atendimento recebido pelos vendedores e principalmente pelo setor de atendimento ao cliente
Benefícios funcionais 
Benefícios funcionais são aqueles que estão relacionados tanto ao produto quanto a marca, como tempo de marca, tradição, aparência, estilo e credibilidade da marca.
Geralmente o consumidor também leva em consideração o custo de conveniência levando em conta a necessidade de obter o produto e o tempo esperado de entrega.
Custo de conveniência: este tipo de custo é identificado no momento da compra, por que geralmente o fornecedor se responsabiliza em favorecer o consumidor.
Custo de risco: como o custo de conveniência o custo de risco é assumido pelo fornecedor através de garantias.
Custo de oportunidade: é quando o consumidor deixa de comprar um aparelho de ar condicionado para comprar, por exemplo, um bebedouro que esta em promoção.
Custo psicológico: é um fator que ocorre com frequência neste tipo de mercado, o consumidor vai comprar um equipamento e na hora de comprar fica em duvida, e até se irrita, mas com a importância dada ao produto se reduz o custo psicológico.
Influências
Os consumidores na hora de adquirir o produto levam em conta às influencias de pessoas no sentido de preferências, os grupos sócios culturais no sentido de referencias, grupos sócios econômicos na relação com o padrão de consumo do consumidor,
Nos ambientes mudanças de decisões em relação aos ambientes de mercados, situacionais que faz com que o consumidor compre o produto por alguns detalhes que agradou no ponto de venda.
Pessoais e familiares: são influenciados pela preferência de marcas, modelos que já conhece e trouxe satisfação.
Sócio cultural: é influenciado por grupos de referencias.
ex: aparelhos utilizados em grandes organizações, universidades, etc.
Sócio econômico: as influencia sócio econômico esta relacionada aos padrões de consumo do consumidor.
ex: o consumidor leva em conta o custo do produto em relação a sua renda.
Ambientais: as influencias ambientais são as influencias que é proporcionada pelo clima.
ex: verão influencia a refrigeração do ar, inverno influencia o aquecimento do ar.
Situacionais: as influencias situacionais neste tipo de mercado esta relacionadas aos pontos de vendas.
Ex: o consumidor ao entrar no ponto de venda que tem um aparelho instalado ele percebe a climatização proporcionada pelo aparelho.
Custo benefício: ao analisar o custo benefício deste produto o consumidor percebe que apesar de ter um custo alto o aparelho, custo com instalação e custo de manutenção o investimento vale a pena.
Etapa de compra
A etapa de compra é feita com a visita da empresa para avaliar o local aonde será instalado o aparelho, para definir qual será a capacidade que deve ser instalado no local, esta avaliação é feita através do reconhecimento da carga térmica do local, observando a quantidade de portas e janelas, quantas pessoas ocupam o local, e quais os equipamentos de informática que há no local.
Consumo
O consumo é basicamente feito por necessidade percebida, o consumidor procura pesquisar o produto conhecendo assim melhor a qualidade, as funções para ter certeza que o consumo vai valer a pena.
Avaliação do grau de satisfação
O grau de satisfação deste produto esta mais relacionada à instalação do que ao produto, por que geralmente os produtos são de qualidades e o que pode gerar uma insatisfação é uma instalação mal feita.
Descarte
O descarte deste tipo de mercado quando o aparelho esta em bom estado é utilizado como parte de pagamento de um aparelho novo, mas quando não tem mais condição de uso é vendido ao ferro velho como sucata.
Segmentação de mercado
A segmentação do mercado de ar condicionado é um fator que vem transformando o mercado, onde as empresas que fabricavam várias categorias de condicionador de ar passaram a segmentar seus produtos, visando à qualidade e a pratica na instalação dos aparelhos, através da tecnologia.
Um exemplo que mostra com clareza a segmentação deste mercado é a mudança que esta ocorrendo, as empresas que fabricavam vários tipos de produtos; aparelho de janela, aparelho com funcionamento através de sistemas de dutos, passaram a produzir apenas equipamentos tipo mult. split que são mais econômicos e adaptáveis as novas construções.
Variável de segmentação
Consumidor final
O mercado de condicionador de ar procura observar o consumidor final através das variáveis geo demográficas, comportamento do consumo e os fatores psicográficos para segmentar seus produtos.
Geo demográfico: são observados as classes econômicas, a renda e o tamanho da família para melhor segmentar seus produtos visando uma boa satisfação do consumidor com qualidade, um fator muito importante é à região onde se localiza o consumidor, ou seja, a segmentação de tipo de mercado acaba sendo maior em região bem desenvolvida e que possui um clima quente.
Comportamento de consumo: são observados os tipos e a forma de utilização dos produtos, volume e freqüência de consumo, local de compra e preço, marcam preferidos e a fidelização dos produtos.
No comportamento do consumo é observada a necessidade da utilização do produto, como em ambientes fechados onde há equipamentos de informáticas e pessoas.
Psicográficas: são observadas a preferência, a atitude e a personalidade dos consumidores.
A observação psicográfica é mais voltada à preferência do consumidor, o modelo de aparelho que mais agrada o consumidor observando o design e a qualidade do produto.
Consumidor Organizacional
Os consumidores organizacionais são as empresas, os órgãos públicos, as associações os sindicatos e as ONGs, que procuram adquirir produtos desse mercado.
O mercado de condicionador de ar ao segmentar seus produtos para as organizações leva em conta o porte, a localização, o ramo de atividade e as características culturais das organizações.
As organizações apesar de adquirir os mesmos produtos que o consumidor final, também tem seus produtos específicos para as organizações como, por exemplo, os selfs, fan-cooy e o chiller que são equipamentos voltados a grandes instalações, onde são necessários casas de maquinas para estes equipamentos.
Composto de Marketing
Ao estudar o composto de marketing, iremos analisar os produtos, o preço a promoção e o ponto de venda do mercado de ar condicionado.
Produto
O composto de produto é a mais importante variável quando se classificam e definem os diferentes tipos deste mercado.
Este tipo de mercado esta em constante inovação, sempre buscando através de tecnologias melhorarem a qualidade e as funções dos aparelhos, ou seja, aparelhos que eram necessários fazer adaptação para ser instalado conforme a estrutura dos locais a ser instalados hoje já é fabricada de forma específica para as devidas instalações, aparelhos com função de refrigeração e aquecimento, e aparelhos que todo o seu funcionamento e feito através da tecnologia da informação.
Com o crescimento deste mercado a inovação tem colaborado com a diferenciação dos produtos, permitindo aos concorrentes um melhor reconhecimento no mercado um exemplo de diferenciação é os aparelhos que eram produzidos para ser instalado no meio do ambiente, e para diferenciar o concorrente produziu os aparelhos de canto de parede.
Assim como a inovação e a diferenciação, as copias também tem colaborado com crescimento do mercado, porque tudo que valoriza o mercado é copiado e assim o mercado só tem a ganhar, exemplo o aparelho de ar condicionado tipo mult. split que tem tido uma grande projeção no mercado todos os fabricantes já copiam para ganhar uma fatia deste mercado.
Conclusão, a inovação gera a diferenciação e a diferenciação gera a copia.
Preço
Os preços são definidos pela soma dos custos fixos e os custos variáveis + impostos, assim como podemos considerar a demanda como fator que implica uma diferenciação nos preços.
Os aparelhos de condicionador de ar esta relacionados a uma faixa de preço que pode variar dependendo do modelo, que pode ser dos mais simples a equipamentos sofisticados comparados a compra especial.
Estes aparelhos são comercializados de forma que pode ser a vista ou financiados, a grande dificuldade deste tipo de mercado não é a compra do produto em si, mas a instalação que geralmente tem um custo maior do que o produto, chegando a custar até o dobro do valor do produto.
Promoção
A promoção destes produtos é feitas através de eventos, propaganda e mala direta, a mala direta geralmente é utilizada aos consumidores fidelizados que já tem cadastro com os fornecedores.
Ponto de Vendas
Os pontos de vendas geralmente são formados de forma integrada, ou seja, os concorrentes estão instalados sempre no mesmo local (mesma rua, mesmo evento ou mesmo site).
Os produtos são vendidos através da Internet ou catálogos que permite ao consumidor escolher o produto que mais se enquadra em suas preferências e no seu orçamento.
Conclusão
Ao analisar este tipo de mercado aprendemos como é importante fazer a pesquisa de mercado, conhecendo o ciclo de vida do produto no mercado, as influências das variáveis dos ambientes do mercado, o comportamento do consumidor e a importância da segmentação do mercado.
Analisamos que a segmentação de mercado e o crescimento do mercado têm grande associação, ou seja, quanto mais o mercado esta sendo segmentada maior esta sendo seu crescimento, com projeção de aumento para os próximos anos devido ser um mercado maduro, com grandes possibilidades de expansão devido as grandes mudanças tecnológicas e a colaboração que o clima tem proporcionado a este tipo de mercado.