No Brasil mais de 10 mil empresas
são abertas por dia. De acordo com o Mapa de Empresas, elaborado pelo
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em
parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), só em 2022,
o país registrou a abertura de 3.838.063 novos empreendimentos, o que
representa um aumento de 14,1% em comparação com 2020.
Para garantir a prosperidade de uma
nova empresa, muitos são os fatores que devem ser levados em consideração, como
a criação de produtos e serviços inovadores, elaboração de um plano de
negócios, estudo e mapeamento de mercado, plano de marketing e, por último,
porém, não menos importante: o registro de marca.
Veja abaixo 5 alertas importantes
sobre o registro de marca:
● Domínio e @ nas redes sociais não garantem
o uso exclusivo: não registrar uma marca pode trazer problemas sérios, como
perdê-la para outra pessoa ou empresa. Comprar o domínio do seu site e/ou
correr para ser o primeiro a garantir o nome do perfil nas redes sociais não
traz nenhuma garantia, muito pelo contrário, você pode ser notificado caso
alguém registre sua marca antes de você. Por este motivo é tão importante que o
registro de marca seja iniciado com a abertura da empresa para evitar
aborrecimentos futuros.
● Não aposte na incerteza: infelizmente é
bem comum que os empreendedores brasileiros deixem para registrar suas marcas
após entender que seus negócios estão prosperando, porém, apostar na incerteza
é caminho para o insucesso. Imagina só a catástrofe que seria trabalhar a
credibilidade da sua marca por anos por meio da venda dos seus serviços e
produtos, criar um vínculo com seu consumidor e descobrir que perdeu o registro
da sua marca? É como ter que começar do zero novamente!
● Proteja-se contra plágio: a discussão
sobre plágio está muito mais presente no meio artístico e dos influenciadores
digitais, mas é uma realidade no mercado brasileiro e requerer o depósito de
uma marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é a
única forma efetiva de proteger sua marca do uso indevido e plágio.
● Novas possibilidades: ao receber e se
tornar proprietário da marca, o empreendedor abre um leque de possibilidades de
crescimento do negócio, como o direito de fazer licenciamento de produtos ou
optar por franquear o modelo de negócios, por exemplo, o que aumenta o alcance
de mercado e possibilidades de atuação.
Não garantir e perder o uso
exclusivo da sua marca é muito mais caro e complicado do que o processo de
depósito dela no INPI. Se você ainda não registrou sua marca, corra enquanto há
tempo!
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