A
marca é um dos bens mais importantes e valiosos para uma empresa por diversos
motivos, como a criação e os custos envolvidos no processo. Isso também
acontece pelo fato de que se trata de algo que criará uma ligação entre a
empresa e o público que utiliza os seus serviços e produtos.
Portanto,
levando em consideração a importância que a marca possui para qualquer negócio,
é necessário prestar atenção no registro dela e no que pode acarretar caso isso
não seja feito da forma correta, porque pode causar impactos negativos à
empresa no futuro.
Ao
falar de marca, aqui, serão considerados todos os aspectos envolvendo-a, tanto
a palavra quanto os símbolos e as figuras relacionadas a ela, que serão usados
para identificação. Portanto, entenda a seguir como o registro da marca pode
impactar o seu negócio!
Quais
são os riscos que a falta de registro da marca pode causar?
A
marca é essencial para qualquer empresa. Ela será o principal elo de ligação
entre o negócio e o público para o qual ele é destinado. Além disso, ela
servirá como uma identificação do empreendimento, que o diferencia dos demais
do mesmo segmento.
Portanto,
a falta de registro da marca pode acarretar em alguns problemas para a sua
empresa. Leve em consideração que antes da marca estar pronta, são necessários
vários processos de criação, desenvolvimento. Com isso, são feitos gastos para
tal.
Ao
final, se a marca não estiver registrada, existe a possibilidade de que todo o
esforço e os gastos tenham sido em vão porque o negócio pode receber uma
notificação extrajudicial por estar usando uma marca que foi registrada antes
por outro.
Assim,
de nada adiantará criar e desenvolver toda uma marca e identidade e construir
uma ligação com potenciais clientes se esta poderá ser desfeita totalmente por
esse erro. Por si só, isso já mostra o quanto é importante realizar o registro.
Diante
desse risco, existe a possibilidade de que a empresa perca tudo relacionado à
sua identidade e seja proibida de utilizar a marca.
Estes
são alguns dos prejuízos financeiros, mas a marca pode sofrer além com questões
como o posicionamento no mercado. Imagine que este tipo de situação pode vir a
ocorrer após construir uma cartela de clientes.
Assim,
eles já criaram uma identificação com a marca, com toda a identidade criada
para ela e outros tantos aspectos. Isso poderá causar uma grande confusão no
público também.
Além
disso, mudança pode provocar estranhamento e até mesmo insegurança dos clientes
em permanecer usando o serviço. Isso afetará diretamente a credibilidade do seu
negócio.
Portanto,
independente do porte da empresa é importante contar com o registro da marca.
Por mais que pareça um procedimento difícil, pode ser feito contando com o
apoio de empresas especializadas em realizar esse tipo de serviço.
O
registro na Junta Comercial protege minha marca?
Não
protege. Existe uma confusão em relação ao registro de marca e o registro que é
feito na Junta Comercial. Vale destacar que este é um órgão governamental que
tem como objetivo registrar as atividades das empresas e isso é feito a nível
estadual.
Neste
local, a empresa poderá obter o Número de Identificação de Registro de Empresa.
Este cadastro dará uma proteção ao negócio, mas não a que se busca através do
registro de marca. Esse é o número que garantirá a emissão do CNPJ da empresa.
Portanto,
o registro feito na Junta Comercial somente garantirá a proteção de alguns
aspectos. Entre eles, o nome empresarial, e isso se dá apenas a nível estadual.
Assim, por mais que haja essa proteção, o cadastro feito no órgão em questão
não é a mesma coisa que o registro de marca.
A
importância do registro INPI
Se
o registro feito na Junta Comercial, o NIRE, não protege a sua marca existe
outro registro que deve ser feito: o INPI. Ele é importante para garantir o
tipo de proteção que falta ao negócio, impedindo que a marca seja usada por
outros.
Portanto,
só será declarado como dono de da marca o negócio que estiver registrado
através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Este é o registro
necessário.
Dessa
forma, ele será feito através do INPI, ele que formalizará este aspecto e dará
ao proprietário o uso exclusivo do nome escolhido. Isso será válido em todo
território nacional. O cliente poderá optar pagar um valor à mais caso deseje
que o registro tenha validade em outros países.
Ao
final do período estipulado, é preciso que o dono da marca faça a renovação
dela para garantir a proteção. Caso o registro não seja feito no tempo
estipulado pelo órgão, a marca voltará a ficar disponível para que outros
possam usar. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre contato através do site !
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