É o processo interativo entre um agente de mudanças (externo e/ou interno) e seu cliente, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e colaboradores do respectivo cliente nas tomadas de decisão, não tendo, entretanto, o controle direto da situação que deseja ser mudada pelo mesmo.
Quais são as vantagens do uso da Consultoria Organizacional em sua Organização ?
Nos dias de hoje a sobrecarga imposta pelas exigências do mercado aos empresários, cria um contexto onde a utilização de consultoria constitui um recurso ainda mais importante e atual, cujas principais vantagens são:
– Visão externa: mais ampla, porque é baseada em atividades exercidas numa diversidade de clientes e serviços;
– Neutralidade: o consultor não faz parte da estrutura da empresa onde trabalha, do equilíbrio do poder e das cadeias de lealdade;
– Experiência: na solução de problemas semelhantes, facilita encontrar o “caminho das pedras”, sempre atuando junto com seu cliente;
– Atenção concentrada: o consultor, no cliente, não tem outras tarefas;
– Alavancagem para a ação: o consultor funciona como catalisador, dando um impulso extra para as mudanças acontecerem.
Como funciona a Consultoria Organizacional ?
Toda Consultoria Organizacional é um processo que tem início, meio e fim, a saber:
O início do processo geralmente engloba a seleção do consultor ou empresa de consultoria, os contatos iniciais, o pré-diagnóstico, a elaboração da proposta de trabalho e a contratação formal.
O meio ou núcleo essencial do processo reside na realização do diagnóstico, no planejamento da mudança e na implementação das ações.
A finalização do processo culmina com o afastamento do consultor e deve ser preparada com a criação de instrumentos de acompanhamento sistemático dos resultados e de mecanismos de implementação da mudança.
Como contratar uma empresa de Consultoria Organizacional ?
Para que sua empresa tenha sucesso na contratação de uma Consultoria, leve em conta os seguintes itens:
– Verifique por quê sua empresa quer contratar uma Consultoria. Não as chame se você não souber exatamente o que quer.
– Analise se sua própria empresa não dispõe de pessoas capacitadas, tempo, informações e recursos para resolver um problema.
– Antes de formalizar um contrato com a empresa de Consultoria, discuta prazos de execução de projetos e preços e leve em conta a relação custo/benefício.
– Nunca desista do controle das decisões em sua empresa. Você e sua equipe são as pessoas que mais entendem dos seus negócios.
– Acompanhe de perto o andamento dos trabalhos e controle os resultados obtidos.
– Não esqueça que as informações, as idéias e a colaboração do pessoal de sua empresa são fundamentais para o sucesso do trabalho de uma Consultoria.
– Apenas contrate uma Consultoria se você estiver com um real desejo de mudança, por isso esteja disposto a ouvir o que ela tem a dizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário