Você sabe dos riscos de não
registrar sua marca? Já falamos aqui no blog algumas vezes sobre o que é
registro de marca, como registrar e
o que fazer quando seu pedido for indeferido, mas uma coisa que ainda não
discutimos é sobre os riscos atrelados ao não registro da sua marca.
Segundo o
INPI, mais de 50% dos processos de marcas possuem algum tipo de problema. Para
isso, o mais indicado é contratar um profissional para cuidar de todas as
questões jurídicas relacionadas ao nome da sua marca.
Talvez você já tenha considerado
fazer o registro da sua marca, mas nunca chegou a colocar em
prática realmente e isso pode gerar algumas consequências na sua empresa. Veja
abaixo os 10 riscos de não registrar sua marca!
1-
Outra pessoa pode registrar primeiro
Caso você
enrole muito para registrar você corre o risco de outra empresa registrar
primeiro e você perder o direito de utilizar aquela marca. Por mais que você esteja
atuando no mercado há mais tempo, se outra empresa entrar com o pedido no INPI
e ele for deferido você perde o direito de utilizar a sua marca.
2-
Você pode estar utilizando uma marca já utilizada
Outro risco muito comum é você
estar fazendo uso de uma marca que já existe. Empresas que não realizam
pesquisas de nomes previamente, de registro de marca no INPI antes de
escolher um nome para a marca da sua empresa podem ter esse problema.
Por mais
que você procure no Google e redes sociais para saber se já existe o uso dessa
marca, apenas no INPI você pode saber com certeza se a marca já é apropriada.
Evite processos por uso indevido.
3-
Ser obrigado a trocar o nome
Se a
marca já for utilizada e registrada você será obrigado a trocar o nome da sua
marca, o que é difícil se você já se associou a esse nome e já realizou toda
divulgação.
4-
Prejuízo financeiro
Caso você
já seja conhecido por esse nome pelos seus clientes e todo mercado, tenha peças
publicitárias, folders, banners, fachada com o logo da sua marca você precisará
passar por uma reformulação completa, o que é um grande prejuízo
financeiro.
Gastos
com branding, marketing, posicionamento e plano de negócios, custam caro. Além
disso, você terá que investir em marketing para realizar campanhas de
conscientização da nova marca.
5-
Cometer infrações e pagar indenizações
Se a
marca já estiver sendo utilizada você estará cometendo infrações fazendo uso da
marca. Caso insista em continuar utilizando o nome indevidamente, a outra marca
com o nome deferido no INPI poderá levar adiante um processo, o que sujará a
reputação da sua empresa, além de ter que pagar altas indenizações. Os valores
variam entre 3% e 5% do faturamento bruto de sua empresa nos últimos cinco anos.
6-
Desconfiança dos clientes
Se você
já divulgou amplamente sua marca na mídia, redes sociais e seus clientes já te
conheçam por esse nome e você alterar repentinamente esse nome, isso pode gerar
muitas dúvidas e desconfiança por parte dos clientes. O desafio será começar do
zero a divulgação e trabalhar o relacionamento com o cliente de modo que ele
não seja afetado.
7-
Perder direito de uso
A LPI 9279/96 - Lei da Propriedade Industrial define que a empresa
que registrar primeiro terá o direito sobre aquela marca, com isso, ao não
registrar sua marca, você impactará diretamente o seu negócio.
8-
Prejudicar a reputação da empresa
O fato da
sua empresa enfrentar processos, ter de pagar indenizações ou o simples fato de
ter de trocar o nome de uma marca por questões jurídicas de registro de nome
faz com que a reputação da sua empresa fique comprometida, por perder
credibilidade.
9-
Não ter os direitos legais sobre a marca
Ter o
registro deferido lhe dá direito exclusivo de uso. Esse direito inclui não só a
autorização de uso, mas também o licenciamento da marca para outras empresas.
Você
poderá licenciar o uso da sua marca para terceiros e obter lucros em cima disso
através da cobrança de royalties.
10-
Não estar protegido da concorrência
Se você
não registrar sua marca, qualquer empresa pode se apropriar da sua marca, sua
credibilidade e seus clientes sem ser punida por isso. Se você tiver certa
força no mercado e criar um novo produto ou campanha, outra empresa poderá
copiar o produto e campanha e obter lucros expressivos através do seu mérito. E
sua empresa não poderá fazer nada quanto a isso.
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