Manter a estratégia das empresas atualizada em tempo real. Este é o
objetivo do EFM, sigla para Enterprise Feedback Management, ou sistema
de Gestão de Feedback Empresarial. A solução passa por todos os
processos de tomada de decisão de compra – inclusive os de desistência –
para oferecer aos executivos informações que ainda não se tornaram
obsoletas e que podem contribuir para os resultados do negócio.
Ao contrário das pesquisas tradicionais, que analisam números e
experiências passadas, o EFM registra o cenário atual e de forma
instantânea para maximizar os lucros de empresas como Tam, Oi e Cultura
Inglesa, que já utilizam a ferramenta. "A pesquisa de mercado
tradicional tem uma característica reativa. Ela vê como o mercado está
reagindo à estratégia, mas tirando uma fotografia do que já aconteceu".
O objetivo é antecipar e interferir para melhorar o desempenho das empresas. Para isso, a ferramenta atua na fonte dos processos que geram resultado financeiro: a constante interação entre as pessoas. A ideia é diminuir a distância que faz com que os conhecimentos e informações adquiridos diariamente não cheguem aos responsáveis pela estratégia.
O resultado das empresas é um somatório dos resultados individuais de
cada profissional, que passa pelo ciclo de receber um estímulo, pensar
e agir. Por isso a importância de atuar tão próximo das equipes de
venda para melhorar o desempenho do negócio como um todo.
"Sabe quando você faz um test-drive e comenta sobre o carro com o
vendedor? Essa é uma informação totalmente atualizada, mas que não chega
ao responsável pelo desenvolvimento da estratégia. E isso ocorre
centenas de vezes em centenas de concessionárias. São muitas informações
que andam debaixo do nariz das pessoas o tempo inteiro",
Retenção de clientes
Reunindo, centralizando e gerenciando as informações, é possível otimizar a estratégia de Marketing. Foi o que fez a Cultura Inglesa. A rede de idiomas – que atende 55 mil estudantes em 49 filiais – utilizou a metodologia da QuestManager com o apoio da consultoria para aumentar o índice de satisfação dos alunos novos e reduzir a evasão no início do curso.
Um mês após o início das aulas, os alunos novos recebiam um convite
para participar de uma pesquisa online. Assim que o questionário era
respondido, o sistema consolidava indicadores de feedback positivos e
negativos, que eram recebidos pelos gerentes das unidades por e-mail,
permitindo que os profissionais agissem imediatamente para tratar os
problemas e garantir a permanência do aluno na escola.
Antes da implementação do EFM, as pesquisas de satisfação na Cultura
Inglesa eram aplicadas anualmente. Com a mudança, os resultados foram
expressivos. O primeiro questionário gerou 720 respostas e 146 alertas
para os gerentes das filiais. O índice de cancelamento dos estudantes
que responderam a pesquisa foi de apenas 2%, enquanto o grau de
desistência daqueles que não participaram foi de 7%.
Mecanismo de motivação
Assim como a Cultura Inglesa, marcas como Oi, Estácio de Sá, ClubMed e Inmetro apostam no EFM para monitorar e melhorar a realização de processos. Com um plano de expansão agressivo e planejando chegar a 200 pontos de venda até o fim de 2011, a Tam Viagens também optou pela tecnologia para garantir que o aumento no número de lojas não interfira na qualidade do atendimento realizado em todas as unidades.
Outra vantagem do EFM é o caráter motivacional da ferramenta. Quando
um problema é apontado várias vezes, o funcionário recebe um alerta
assinado por um diretor informando que ele está deixando de cumprir
alguma fase importante do atendimento. Quando o profissional apresenta
um desempenho acima da média, no entanto, um alerta também é enviado,
mas dessa vez elogiando e reconhecendo a qualidade do trabalho
realizado.
Ao contrário do CRM, outra sigla famosa quando o assunto é
relacionamento, o EFM dá voz aos outros públicos de interesse,
reconhecendo que nem sempre o cliente é a verdade absoluta, e
minimizando as distâncias em uma organização. "As empresas estão cada
vez mais preocupadas em atender bem, fidelizar, criar produtos de nicho.
Mas muitas vezes elas são tão grandes como navios e o que acontece lá
embaixo é muito distante" ressalta Denilson Forato.
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