segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ESTATÍSTICA APLICADA E SEUS CONCEITOS


Com esse trabalho venho mostrar a importância da estatística, de forma resumida, irei abordar também a historia e o surgimento dessa importante ferramenta nos dias de hoje.

A organização desses dados como um arranjo dos dados brutos em ordem crescente ou decrescente. Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura da ciência, tecnologia, e lógica para que o problema de várias áreas do conhecimento humano seja em uma investigação ou na solução de algum caso. A estatística pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento humano, em algumas áreas recebem um nome diferenciado, é o caso da bioestatística que trata de aplicações da estatística em ciências biológicas da saúde. A utilização do método estatístico é de extrema importância, ele estabelece o ligamento dos resultados alcançados aos propostos problemas. Resumidamente a estatística utiliza-se através das teorias probabilísticas para tornar clara a frequência de fenômenos e para possibilitar a previsão desses fenômenos futuramente.

O estudo estatístico é muito importante, para no desenvolvimento do raciocínio lógico, exige forte censo crítico, quando vamos fazer uma pesquisa, é necessário calcular os dados, dar preferência os que mais importam conhecer as relações entre eles. A estatística vem ao encontro da necessidade de tornar reais as análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As empresas atuais estão se tornando cada vez mais dependentes dos dados estatísticos para a obtenção de informações importantes sobre seus segmentos de trabalho e principalmente sobre a ação econômica e social. O objetivo geral desse trabalho é apresentar claramente os conceitos da estatística aplicada. Para a realização desse trabalho foram aplicados conhecimentos adquiridos nos três primeiros períodos do curso de administração, esse portfólio consiste também em pesquisas bibliográficas, tive acesso a livros que estão disponíveis na biblioteca digital da unopar, as webs aulas e vídeos aulas de estatística aplicada, buscaram também leituras de artigos de professores.

 Origem segundo CASTRO (1967) Possui sua origem praticamente com o surgimento dos primeiros dos primeiros homens, todavia, destacando apenas os momentos mais importantes, podendo se dividir sua evolução histórica em três fases: o primeiro período se caracteriza pelos registros sistemáticos e cadastro de informações do estado com finalidades principais ligadas à guerra ou interesses fica. Este modelo vai desde o período feudal meados do século. XVII. O segundo período dá á estatística o caráter de disciplina autônoma, os primeiros estudos se referiam as análises de registros de batismos, casamentos e enterros. Segundo mesmo autor em 1949 a estatística foi definida em termos de objetos em relações com as ciências por GRODOFRED ACHINWAL. E por ultimo o terceiro período, que constitui a evolução da estatística até os dias de hoje. Caracterizando por constantes aperfeiçoamentos técnicos e científicos.

O marco desta fase foi o um congresso internacional de estatística (BRUXELAS, 1853). A estatística conforme explica castro (1967), o estadista e o sociólogo pela necessidade de conhecer sobre as populações, os meteorologistas pela a necessidade de conhecimento sobre o tempo e seus reflexos na agricultura, nas navegações etc., a biologia pelo o estudo das doenças, suas causas e consequências. A estatística para SPIEGEL (1977) é a área que compreende o conjunto de métodos que cientificamente permite a coleta, organização, o resumo a apresentação e a análise dos dados com interesses na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis doseadas em três análises. FERNANDES (1999) define a estatística como um objetivo de fornecer informações (conhecimentos) utilizando quantidades numéricas. Segundo este raciocínio, de forma resumida, pode-se dizer que ela divide o estudo e a análise dos dados (fatos numéricos) em três fases; primeiro na obtenção de dados, segundo na descrição, classificação e na apresentação de dados e terceiro nas conclusões a tirar dos dados. PARIS 21(2007) também descreve que a estatística de boa qualidade na prestação de contas junto à população. Segundo o mesmo autor apresenta números reais e bem exatos para que a população possa entender onde os recursos estão sendo aplicados, e se a política esta realmente fazendo efeito.

Complementando o que foi dito na abordagem da estatística aplicada foi apresentado abaixo um exemplo de uma pesquisa feita com 16 gestores de uma organização sobre o que eles achavam da administração do nosso país, o que o presidente da república deveria fazer para tornar a gestão do nosso país mais transparente e produtiva sem tanta corrupção, fiz a elaboração de um questionário e entreguei para que eles dessem suas opiniões a respeito do tema adotado, e assim dei andamento à pesquisa. TEMA: O que eles achavam da gestão do nosso pais, relacionado aos conceitos dado por eles, quais sugestões apresentaria ao presidente da república, visando à melhoria de uma gestão transparente e produtiva sem tanta corrupção. OBJETIVO: objetivo da pesquisa é apresentar o que os administradores achavam da gestão do nosso país, e qual a solução apresentariam ao presidente da república referente a uma administração transparente e produtiva sem tanta corrupção como estamos evidenciando nos dias de hoje. COLETAS DE DADOS AMOSTRA: 16 administradores (masculino).

TIPO DE AMOSTRA: A amostra aqui apresentada será sistemática, pois os dados já encontravam organizados no cadastrados o sindicato. INSTRUMENTOS: Para a realização dessa pesquisa foi usado um questionário com alternativas, QUESTÃO DA PESQUISA: O que você acha da gestão do nosso país? Relacionado ao conceito abordado por você, qual sugestão você apresentaria ao presidente da república, visando à melhoria de uma administração mais e sólida sem tanta corrupção? Alternativa A (3)-acham a gestão péssima, a sugestão dadas por eles é gastar menos com o governo, e investir mais na sociedade, aplicando assim o choque de gestão. Alternativa B (3)-acham a gestão razoável, podendo melhora na área financeira, visando não só o crescimento do país, mas também investir mais na saúde. Alternativa C (2)-acham a gestão excelente, não tendo nada a sugerir ao presidente. Alternativa D (3)-acham a gestão boa, podendo melhorar no setor de distribuição de verbas. Alternativa E (5)-acham a gestão ótima, podendo investir mais para torná-la mais transparente e produtiva, VARIÁVEIS QUALITATIVAS: Gestores de uma organização VARIÁVEIS QUANTITATIVAS: Para a realização dessa pesquisa Foram entrevistados 16 gestores Apresentação de tabelas TABELA 1: Gestores entrevistados números de gestores RESPOSTAS Entrevistados 3 Acham a gestão péssima, a sugestão dadas por eles é gastar menos com o governo, e investir mais na sociedade, aplicando assim o choque de gestão. 3 Acham a gestão razoável, podendo melhorar na área financeira, visando não só o crescimento do país, mas também investir mais a saúde. 2 Acham a gestão excelente, não tendo nada a sugerir ao presidente. 3 Acham a gestão boa, podendo melhorar no setor de distribuição de verbas púbicas. 5 Acham a gestão ótima, podendo investir mais para torná-la mais transparente e produtiva FONTE: DADOS COLETADOS NO QUESTIONÁRIO serão apresentado nesta tabela à tabulação dos dados coletados conforme as respostas dos entrevistados. Apresentação das frequências relativas TABELA 2: frequência relativa dos gestores entrevistados Quantidade de pessoas Frequência relativa 3 18,75% 3 18,75% 2 12,5% 3 18,75% 5 31,25% Total: 16 100% FONTE: DADOS COLETADOS NO QUESTIONÁRIO Nesta tabela apresentam os resultados da pesquisa em porcentagem. MODA: A moda é cinco, sendo o valor que ocorre com mais frequência em uma série de valores.

 CONCLUSÃO
Através dessa pesquisa chegamos à conclusão que a
gestão do nosso país não está sendo levado muito a sério, mais de 87,5% dos gestores entrevistados acham que a administração do nosso país precisa de inovação, planejamento e controle, principalmente do dinheiro do dinheiro público. A corrupção está em peso em nosso país. Podemos considerá-lo como uma grande organização, que precisa ser administrada com seriedade, competência, e punir aqueles que dizem serem grandes gestores, que vai administrar bem o Brasil.

Puderam observa que além de fazer uma breve abordagem sobre a estatística aplicada, foi apresentado um exemplo de uma pesquisa sobre a gestão do nosso país de forma resumida, abordamos sobre amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, moda, tabelas e outros. Enfim a estatística permite a geração de conhecimentos em diversas áreas por intermédio do método quantitativo. A estatística tomou mais força o séc. XX, já sendo empregadas pelos povos antigos, mais é nas empresas que ela mostra seu poder, gráficos, tabelas são mostrados na exposição de resultados de uma organização. Sendo assim uma ferramenta de grande importância para a entidade. Desde modo nota-se que a estatística possui uma grande contribuição para a melhoria da natureza humana, especialmente na transmissão de informações e tomadas de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário