Calma, você leu direito. Mas vamos explicar
como isso acontece. Você nasceu e recebeu um nome, como é possível que o
registro de marca tenha a possibilidade de tirar o seu nome? A resposta é
simples, continue lendo.
Empresas que têm como marca seu nome e sobrenome costumam
interpretar que o registro de marca é desnecessário, mas o que ocorre é exatamente o contrário!
Empresas com nome próprio transmitem aos clientes uma imagem pessoal e confiável, e
a partir do momento que a concorrência entende isso eles não irão hesitar em
tomar vantagem dessa oportunidade.
O número de negócios que utilizam nomes próprios é imensa, em todo
lugar que olhamos encontramos exemplos disso, como a Colgate, Disney, Ferrari e até Nestlé! Agora
imagina se essas empresas não tivessem o nome
registrado? Imagina que a qualquer momento alguma dessas
marcas poderia ser sua só com um breve registro? Mas eles sabiam do risco, e
hoje são empresas enormes com grandes lucros e sem a constante preocupação de
perderem seus anos de trabalho.
Todavia algumas pessoas não se preparam tanto e encontraram
problemas no meio caminho, e o
número de casos é maior do que você imagina, também encontramos
exemplos disso em todo lugar que olhamos, como o
do McDonalds e Cielo.
Os irmãos McDonald,
apesar de possuírem o sobrenome, não podem usar a marca, já que ela está
registrada como propriedade de outro.
No caso da Cielo,
o nadador acabou tendo problemas em um processo onde ele, inicialmente, estava
ganhando o contra a marca de cartões “Cielo”
e após alguns anos de litígio judicial celebraram um acordo para que tanto ele quanto a credenciadora
possam utilizar o nome sem pagar indenizações.
As situações que envolvem nome
e sobrenome não acabam. Então tenha em mente que a
partir do momento que você cria uma marca e não a registra, você estará constantemente
suscetível a perdê-la, independentemente se é o seu nome ou não.
Além disso, quem garante que não existe outra pessoa com o mesmo
nome que o seu que vai realizar o registro antes e ter o direito exclusivo de
uso da marca? Você realmente
quer correr esse risco?
Evite situações como essa com a sua concorrência, venha para a
Forato Consultoria Marcas e Patentes (11) 9 4319-8445
Nenhum comentário:
Postar um comentário