quarta-feira, 30 de março de 2022

Marcas E Patentes no Balanço Contábil Patrimonial, onde fica?

 


O que é um Balanço Patrimonial?

Balanço Patrimonial? | é um relatório contábil que descreve toda a situação financeira de uma empresa.

Também chamado de Balanço Contábil, saber o que é Balanço Patrimonial é a melhor forma de fazer um levantamento completo de todos os bens e direitos de um negócio, identificando também suas fontes de recursos e investimentos.

De modo geral, ele deve ser feito de 12 em 12 meses, mas nada impede que seja feito antes, caso precise.

Balanço Patrimonial pode ser seccionado em três diferentes pontos de importância de uma empresa:

  • Bens ativos;
  • Bens passivos;
  • Patrimônio Líquido.

Os bens ativos são todos os bens, direitos e recursos de um negócio. Em outras palavras, tudo o que possa gerar algum valor econômico, por exemplo, maquinários, veículos, móveis, equipamentos, estoques etc, bem como contas a receber; os bens passivos representam o contrário, ou seja, são todas as despesas, obrigações e dívidas de uma empresa. Aqui, estão inclusos salário de funcionários, pagamentos de contas mensais, tributos, entre outros. 

Já o patrimônio líquido é composto pela soma de todos os recursos próprios da empresa. Para chegar a esse resultado são considerados os valores investidos pelos sócios, o capital social, reservas de lucros, prejuízos acumulados etc.

Destarte, a conta básica para uma empresa saudável consiste em:

Ativos = Passivos + Patrimônio

Marcas e Patentes no Balanço Patrimonial

Normalmente, o departamento de contabilidade das empresas registram os custos relacionados às marcas e patentes numa mesma conta contábil (“Marcas e Patentes”, por exemplo), mas quando os valores forem expressivos é altamente recomendado que a empresa crie uma conta distinta para cada um (“Marcas Adquiridas” ou “Patentes Desenvolvidas”, por exemplo).

Os gastos incorridos pela pessoa jurídica com a geração de marcas próprias deverão ser registrados em conta de custo ou despesa operacional no período de apuração em que ocorrerem. Já a aquisição/compra de marca ou de seu direito de uso serão registradas em conta de “Ativo” do Balanço Patrimonial (BP) da empresa para posterior amortização, quando autorizado por Lei.

Na hipótese de não haver permissão legal para a dedução do encargo de amortização de marcas e patentes seu valor deverá ser mantido em conta de “Ativo” até que ocorra sua baixa, conta esta denominada “Marcas Adquiridas (AI)” ou “Patentes Adquiridas (AI)”, ambas do subgrupo “Ativo Intangível (AI)”.

Dr. Denilson Forato - MBA em Gestão Empresarial (FGV), Esp. Direito Empresarial e P.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário