Conheça as diferenças entre o processo de registro de marca no Brasil e na China. TERRITÓRIOS Brasil – Abrange todo o território brasileiro. China – Abrange China (mainland). Não inclui: Hong Kong, Macau e Taiwan, os quais possuem DNPIs independentes. CLASSIFICAÇÃO Brasil – Número de itens (produtos/serviços) não altera o valor das taxas. China – Acima de 10 itens (produtos/serviços) é cobrado valor adicional por cada…
Conheça as diferenças entre o processo de registro de marca no Brasil e na China.
TERRITÓRIOS
Brasil – Abrange todo o território brasileiro.
China – Abrange China (mainland). Não inclui: Hong Kong, Macau e Taiwan, os quais possuem DNPIs independentes.
CLASSIFICAÇÃO
Brasil – Número de itens (produtos/serviços) não altera o valor das taxas.
China – Acima de 10 itens (produtos/serviços) é cobrado valor adicional por cada item.
PUBLICAÇÃO E EXAME
Brasil – Publicação ocorre em aproximadamente 30 dias após o depósito para Oposição de terceiros. Só após este período é que o INPI-Brasil inicia seu exame, que ocorre de 9 a 12 meses (atrasos são esperados se existirem oposições, exigências, recursos, etc).
China – Publicação ocorre após o exame (aprox. 3 meses após o depósito). Portanto, uma marca publicada será deferida caso terceiros não apresentem oposições. Exame ocorre de 12 a 18 meses.
SISTEMA DE CLASSES / ANÁLISE
Brasil – INPI-Brasil possuía sua própria classificação até o ano de 2000, quando adotou a classificação de NICE. O Instituto apenas analisa marcas semelhantes depositadas na classe na qual está examinando, a menos que uma oposição seja apresentada contra o processo, situação na qual outras classes serão analisadas.
China – Adotado sistema de “Colidência por subclasse”. Usando a classificação internacional, dividiram cada classe em subclasses, agrupando os produtos e serviços. Exemplo (classe internacional 25): Uma marca para “sapatos” (subclasse 2507) de um titular não é considerada semelhante a uma marca que designe “cintos” (subclasse 2512) de outro titular, já que estes produtos encontram-se em subclasses distintas.
PERÍODO PARA OPOSIÇÕES
Brasil – 60 dias após a publicação.
China – 3 meses após a publicação.
CADUCIDADE POR FALTA DE USO DA MARCA
Brasil – Após 05 anos contados da data de concessão. Não se conhecerá do requerimento de caducidade se o uso da marca tiver sido comprovado em processo de caducidade anterior, requerido há menos de 5 (cinco) anos.
China – Após 03 anos contados da data de concessão. Pode ser requerida a qualquer tempo e ilimitadamente.
TIPOS DE MARCAS
Brasil – Marcas tradicionais (nominativa, mista, figurativa e tridimensional).
China – Marcas tradicionais e não tradicionais (expressões, elementos gráficos, letras, números, tridimensional, símbolos, combinação de cores, som e qualquer comunicação destes elementos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário