A marca de um
produto ou serviço constitui parte importante do patrimônio de uma empresa. É
por isso que o empresário precisa ficar atento às consequências da falta de
registro de marca. O registro da marca é o que garante sua efetiva proteção
contra os diversos abusos que ela possa sofrer por parte de terceiros. Os
riscos que a marca corre sem o devido registro nem sempre são amplamente
compreendidos. Por isso, confira neste post alguns dos principais perigos e as consequências que a falta do registro
acarreta.
Marca livre para uso
Se sua empresa
possui uma marca através da qual seu produto ou serviço é reconhecido no
mercado, você certamente não gostaria que ela fosse utilizada por um
concorrente. Entretanto, sem o registro da marca junto ao órgão competente (no
Brasil, esse órgão é o INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial),
ela fica disponível para que outra pessoa faça o registro.
Esse registro
realizado pelo concorrente, seja por má-fé ou mesmo sem ter conhecimento da
existência da sua marca (afinal ele deve ter realizado uma pesquisa de marca e não localizou
impedimentos), é válido, até que você consiga obter uma decisão que declare que
ele é nulo – e essa tarefa não é fácil e exigirá investimentos financeiros
significativos, e não há garantia de que você poderá reaver a sua marca.
Suspensão do uso
O que é importante
entender é que a partir da existência de um registro de marca em nome de
terceiros, você não poderá usar expressão idêntica ou semelhante
enquanto ele estiver válido e, via de regra, precisará parar
imediatamente de usá-la, porque há risco de ser acionado judicialmente e sofrer
medidas como busca e apreensão e até mesmo aplicação de multa, além de
indenização. Este é o principal risco que o empresário que deixa de
registrar sua marca corre. Dele, decorrem diversas implicações, que veremos
abaixo:
Perda de clientela
Considerando que a
marca, muitas vezes, é o rosto da empresa e o primeiro contato com o cliente,
há ainda mais motivos para ela ser exclusiva. Causa confusão no cliente
encontrar duas empresas com marcas iguais, além de má impressão. Ora, mesmo que
sua marca esteja em uso a mais tempo e tenha sido copiada, o cliente não
costuma ter conhecimento de todas as situações relacionadas a essa questão.
Portanto, o registro garante a idoneidade da sua marca e da imagem do seu
negócio, incluindo assim tanto produtos como serviços, diante de todos os seus
clientes.
Perfil nas redes sociais em risco
E não podemos
esquecer dos seus canais em redes sociais, como Twitter, Youtube, Facebook ou
Instagram, que normalmente tem a sua marca como forma de identificá-lo. Quando
você deixar de ter o registro, esses canais podem ser atingidos, especialmente
se outra pessoa ou empresa obtiver o registro – as próprias redes sociais
possuem procedimentos especiais que permitem, sem ação judicial, derrubar
páginas ou perfils que utilizem marcas registradas de terceiros.
Ausência de proteção legal
Sem o devido
registro da marca, quando um terceiro copiá-la, para identificar produtos ou
serviços idênticos ou semelhantes, você terá dificuldade em obter a suspensão
dessa violação e eventual indenização. Não é impossível, juridicamente, impedir
o uso de uma expressão ou marca não registrada, mas o caminho é MUITO mais
difícil e os resultados podem não ser os desejáveis. Por outro lado, com o
registro você não precisa provar, por exemplo, desvio de clientela, perda de
faturamento ou de clientes, confusão. É basicamente provar que a marca foi
violada, de qualquer forma, para que seja possível ajuizar uma ação judicial e,
com grandes chances de sucesso, obter uma liminar.
E a ausência de
proteção não para por ai. Imagine que outra empresa tenha feito o registro,
você não poderá impedi-la de usar a SUA marca. E pior, terá que parar de
utilizar a marca, até que obtenção uma decisão judicial que lhe garanta esse
direito. E pode ter certeza que o investimento para proteger sua marca com o
registro é infinitamente menor do que aquele necessário para ingresso com uma
ação judicial. Vai arriscar? Em resumo: você somente pode alegar ter direitos
sobre a marca após obter o seu devido registro. Assim, quando houver algum tipo
de utilização indevida, poderá reclamar direitos pela violação sofrida pela
marca.
Pirataria
O FBI já afirmou
que a pirataria é o mal do século. Ele afeta não só os direitos dos titulares
de marcas, patentes, desenhos industriais etc., mas toda a sociedade e, é tido
como a porta de entrada para outros crimes, ainda mais grave. Não é segredo que
a pirataria é um mal que atinge os produtos e, sobretudo, as marcas das empresas.
Ela prejudica as
vendas e, muitas vezes, também a imagem do produto perante o mercado.
Entretanto, para ter proteção contra esse tipo de problema, a marca precisa
estar registrada. Sem o registro, você não pode afirmar que determinado produto
é falsificado, porque fica entendido que não há marca oficial registrada. Há
uma série de perigos e consequências para a ausência de registro de uma marca.
Informe-se bem sobre como fazer o registro e
não permita que algum desses problemas afete sua empresa. Esse post ajudou você
a entender melhor as consequências da falta de registro de marca?
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tema!
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