Antes de falar sobre as 10 razões para
registrar a sua marca, quero te conduzir para uma reflexão, você topa? Vamos
lá… Tente lembrar daquele momento em que você resolveu empreender, abrir um
negócio, se aventurar no mundo do empreendedorismo, lembrou da sensação? Qual
era o sentimento que predominava em você? Posso arriscar um palpite? Talvez um
pouco de insegurança, euforia, com certeza algumas dúvidas, mas, posso afirmar
que também teve uma sensação de LIBERDADE, certo?
Acredito que você concorda que empreender
não é uma tarefa fácil! Para ter a tão sonhada liberdade (e aqui falo tanto
liberdade financeira, quanto liberdade de tempo), temos que nos dedicar
absurdamente, colocar toda nossa energia para que o negócio dê certo e seja um
sucesso como desejamos.
Imagine agora você recebendo uma
notificação de outra empresa, descobrindo que em outro lugar (cidade, estado ou
país) outro alguém escolheu o mesmo nome, logo, cores ou identificação, igual ou
até mesmo parecida com a sua marca, como você
se sentiria? Todos aqueles esforços, dedicação, tempo, valores empregados,
site, e-mail, domínio, comunicação visual, relacionamento com seus clientes,
você tendo que parar de usar e se comunicar como vem fazendo até então. Qual
seria o seu prejuízo? Ou melhor, seria possível medir este prejuízo?
Bom, acho que deu para perceber que a
MARCA é o principal ativo de uma empresa, e ela só estará protegida
quando se tem o REGISTRO junto ao INPI! Dito isto, vou elencar mais 10 razões
para você não deixar de registra a sua marca:
1 – A CREDIBILIDADE ®
O poder do “errezinho” que aparece ao
lado das marcas passa uma grande segurança e confiabilidade,
não é mesmo? Então, esse símbolo não é apenas para grandes empresas: A sua
também pode possuir, basta registrá-la e você poderá inserir.
Além de agregar valor ao seu
empreendimento, produto ou serviço, transmite uma total credibilidade e indica
procedência de qualidade.
2 – EVITAR PIRATARIA E USO INDEVIDO
Pense no que eu disse anteriormente,
você lança sua marca no mercado com toda dedicação e empenho, faz o registro
bem certinho, mas, de repente, alguém usa sua marca para produzir produtos
falsos. O que acontece? Neste caso, com a marca devidamente registrada, você
poderá notificar essas pessoas, e, se necessário for, até ingressar com uma
ação judicial.
Portanto, com a marca registrada, você garante
o uso exclusivo dela. Desta forma, qualquer pessoa em
território nacional que esteja utilizando o mesmo nome, no mesmo segmento que
sua marca está registrada, você poderá reivindicar esse direito.
3 – A MARCA É O MAIOR ATIVO DA EMPRESA
Você já deve ter reparado que em
alguns casos a marca vale mais que o próprio produto/serviço. Todas aquelas
grandes marcas que conhecemos um dia foram pequenas! E isso acontece com o
decorrer dos anos, quase que naturalmente, quando se tem dedicação e empenho.
Como resultado, nós sabemos que muitas
vezes as pessoas compram pela marca e não, necessariamente, pelo produto em si,
e isso demonstra, o poder que uma
marca possui.
4 – O PODER DO PERTENCIMENTO
Quando registrada, a marca recebe um
certificado de registro, passando, assim, a ser sua propriedade. Existindo até
a possibilidade de permanecer como herança. Sim! Isso porque a marca vale por
10 anos (com possibilidade de renovação), podendo permanecer para sempre na
família.
Assim como a sua marca te pertence, com o tempo, ela pode
gerar um senso de pertencimento também para os clientes/consumidores, fazendo com
que eles se sintam parte da sua história e como consequência está a construção
do seu legado para o mundo!
5 – FRANQUIA
Quantas franquias você conhece por aí?
Inúmeras, certo? Já pesou se sua marca cresce o suficiente para pensar na
possibilidade de franquear? Somente quem tem a marca registrada ou
que pelo menos deu entrada no pedido, pode franquear, expandindo
e gerando ainda mais receita.
6 – LICENCIAMENTO
E se a sua marca for algo de extremo
impacto, ou se algum empresário despertar o interesse por ela, já pensou em
licenciar? Se você possui o registro da marca você pode fazer isso!
Assim, outras empresas podem explorar o uso dela, criando diversos produtos com
a sua marca, por exemplo a Coca-Cola.
7 – IDENTIDADE DO PRODUTO/SERVIÇO
A marca é algo que muitas vezes chega
atrelada com o produto/serviço. Porque um completa o outro! É
normal alguém falar o nome da marca, antes mesmo de se referir sobre o produto,
tamanha é a importância que ela tem sobre o mercado.
8 – PROTEÇÃO COMERCIAL E JURÍDICA
Com a marca registrada, a validade
passa a ser em todo o território nacional. Desta forma, a
proteção se dará tanto no ramo comercial quanto jurídico. Isso
porque, poderão ser feitas as notificações extrajudiciais a quem estiver
utilizando indevidamente a marca. Assim como, poderão ser ajuizadas ações
judiciais quando os problemas forem ainda maiores, ou quando a notificação não
surtir os efeitos desejados.
9 – GARANTIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
A garantia a propriedade intelectual,
nada mais é, do que a proteção legal ao direito de apropriação sobre as
produções do intelecto humano. Sim! Você pode e deve proteger as suas
criações por meio do registro.
10 – EVITAR PREJUÍZO FINANCEIRO
Por que registrar a marca evita o
prejuízo financeiro? É muito simples, primeiro porque se você permanecer
oferecendo um produto/serviço com uma marca que não está registrada, existem
grandes chances de você estar utilizando a marca de alguém.
Segundo, isso vai te gerar uma dor de
cabeça e, sobretudo, um prejuízo financeiro, que resguardadas as devidas
proporções, poderá ser astronômico! Sim! Já pensou em ter que trocar o nome da
marca? Reorganizar sites, páginas das redes sociais, reeducar os seus clientes
e construir os laços da confiança novamente? Por
isso que registrar a marca logo, evita prejuízo financeiro!
Então eu te pergunto: A sua Marca está segura? Você fez o registro? Conte
sempre com profissionais qualificados que possam te orientar e trazer a
segurança que você precisa.
Forato Consultoria Marcas e Patentes - (11) 9 4319-8445 - Whatsapp
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