Resposta: SIM é claro!
A marca é um dos maiores ativos de uma empresa e precisa de atenção especial
Quando o assunto é contabilidade empresarial há uma grande preocupação em tornar as organizações mais eficientes e confiáveis. Reduzir os custos, otimizar despesas e ter maior fundamento para direcionar os investimentos da empresa, faz parte de um bom planejamento estratégico e tributário nos setores. Mas você já parou para contabilizar os valores intangíveis da sua empresa?
Do ponto de vista da empresa, a marca representa a reputação construída ao longo dos anos. É a principal ligação entre a organização e sua carteira de clientes. Em muitos casos, ela é inclusive um dos ativos mais valiosos do negócio. Segundo o ranking de 2021 Forbes, marcas como Apple, Google e Microsoft têm valor superior a 900 bilhões de dólares.
Contabilize sua marca
Segundo o CEO, isso não quer dizer que não seja importante avaliar a marca. E os motivos são muitos. “Ela tem grande valor na hora de fazer fusão, negociação, venda. É o que chamamos de valoração”, ressalta.
O que é valoração de marcas e como calcular o valor econômico destes ativos?
Valoração da marca é quando se faz necessário definir qual o seu real valor e, para isso, são utilizados alguns métodos, o mais comum é a avaliação financeira da empresa como um todo dos últimos anos, aplicando-se uma metodologia para extrair o valor da marca.
Quando houver fusões ou aquisições o portfólio de marcas pode ter valor econômico significativo e impactar bastante na negociação. Em alguns casos, é o principal ativo nesse tipo de negociação. E outro fator que exige valoração é quando há infração, ou seja, se um direito de Propriedade Intelectual está sendo infringido por terceiros, a parte detentora dos direitos pode fazer uso da valoração para definir a melhor forma de responder à infração.
Quais os impactos ao contabilizar minha marca?
Assim como qualquer mudança envolvendo a marca da empresa, quando ela é contabilizada acaba passando por alguns impactos. E eles são:
Aumento da transparência / governança – Estudos indicam que a divulgação do valor dos ativos intangíveis colabora com o aumento da transparência e Governança Corporativa.
Amortização de valores relacionados à aquisição de ativos intangíveis – Há potencial redução da base de cálculo de Imposto de Renda através da amortização do valor do ativo intangível ao longo de sua vida.
A avaliação de um bem intangível também é primordial para fusão, aquisição, negociação entre sócios, sucessão familiar, dissolução societária ou, até mesmo, para submeter a empresa a algum financiamento ou aquisição de crédito bancário.
Dúvidas?
Faça contato: Forato Consultoria Marcas e Patentes (11) 9 4319-8445
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