segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vivendo na crise


Escrevi este artigo em 2009 mas vale para qualquer época!
Denilson Forato


A maioria das empresas sofre impactos quando a economia está lenta. As vendas podem estar 
em baixa, os custos em alta e o crédito, apertado.
Apenas as empresas com uma visão inteligente serão capazes de enfrentar desafios e tornarem-se
mais fortes e vitais com a experiência. Aqui estão algumas formas de se tirar proveito das condições
atuais para ajudar sua empresa a se destacar.

As empresas atentas aos custos e conduzidas por uma equipe coesa podem economizar 
tempo e dinheiro e ainda aumentar a eficiência, empregando aplicativos úteis.
integre o software para reduzir o tempo de entrada de dados e economizar o tempo gasto na aprendizagem de diversos produtos. Em vez de procurar um aplicativo de software diferente para cada processo empresarial-contabilidade, gestão de relacionamento com o cliente, etc.-descubra uma
única solução integrada para lidar com os processos empresariais. Com essa abordagem, a equipe se tornará mais produtiva; eles aprenderão a usar um aplicativo mais rápido do que vários aplicativos e economizarão tempo inserindo dados em um único sistema.

1- USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

Automatize os processos e planejamentos empresariais. Use a tecnologia para lidar com processos empresariais de rotina (como o planejamento de materiais e de produção, no caso de fabricantes), a fim de 
gerenciar um maior volume administrativo sem contratar recursos. Você também pode usar ferramentas de planejamento para administrar melhor a alocação da equipe. recursos internos. A terceirização normalmente é considerada como uma forma de economizar. Na realidade, você pode economizar e manter maior controle se gerenciar as tarefas internamente com o uso da tecnologia, em vez de terceirizar. Por exemplo, em vez de terceirizar a folha de pagamento, capacite a equipe para lidar com isso facilmente
com o auxílio dos aplicativos apropriados. Explore a influência do mercado. Use ferramentas de análise internas que fornecem informações atuais, precisas e viáveis, para ajudá-lo a identificar necessidades (como 
capital adicional) e oportunidades (como novos mercados). De posse dessas informações, 
você pode tomar providências em tempo hábil e reduzir riscos.

2 - REDUZA CUSTOS INDIRETOS

Para manter a rentabilidade diante de vendas lentas e estagnadas, é necessário eliminar as despesas e descobrir outras formas de reduzir os gastos nas receitas.corte as despesas. Avalie todas as despesas atuais para ver onde os cortes podem ser feitos. Dê especial atenção ao consumo de energia,
pois a economia de energia pode oferecer muitos benefícios - você reduz as contas de luz e ajuda o meio ambiente. Limite as viagens a quando forem realmente necessárias e use a tecnologia de conferência
para reunir os participantes de forma menos dispendiosa. Se disponível,invista em energia solar ou alternativa – assim você reduz os gastos com energia (o retorno pode vir mais rápido do que se pensa) e algumas empresas podem conseguir brechas fiscais (incentivos fiscais, isenção de impostos, etc.).
reduza o estoque. A manutenção de estoques implica gastos com depósitos, impostos estatais e obstrui as finanças. Procure formas de movimentar as mercadorias através das vendas ou doando o estoque para instituições beneficentes. Em alguns países, essas doações podem gerar descontos nos impostos e também uma boa reputação para sua empresa.

Livre-se de clientes que produzem baixas margens de lucro. A prestação de serviço para alguns clientes pode ser muito dispendiosa, produzir apenas baixas margens de lucro ou trazer grandes dores de cabeça. Esse é o momento de se livrar dessa situação. Use prestadores de serviço. Quando a economia está em baixa e você precisa obter resultados rápidos mas não deseja estabelecer nenhum vínculo empregatício, os prestadores de serviço podem atender a essa necessidade (ex.: para concluir um projeto especial). 
Quando possível, é menos dispendioso usar prestadores de serviço do que funcionários. Assim você economiza nos custos e no espaço necessários para acomodar os funcionários.Avalie todas as despesas atuais para ver onde os cortes podem ser feitos. Dê especial atenção ao consumo de energia, pois a economia de energia pode oferecer muitos benefícios – você reduz os custos e ajuda o meio ambiente.

3 - FIQUE ATENTO AO FLUXO DE CAIXA

Em uma economia difícil, os clientes que demoram a pagar podem gerar um efeito dominó, terminando por afetar o seu fluxo de caixa. Mantenha sua classificação de crédito. A chave para ter acesso ao capital é uma boa classificação de crédito e, para isso, é necessário pagar as contas em dia. Você pode consegui-lo monitorando cuidadosamente o fluxo de caixa e usando as opções de crédito atuais de forma sensata.
intensifique as formas de cobrança. Seus clientes podem estar enfrentando problemas próprios de fluxo de caixa, o que pode fazer com que atrasem o pagamento. Esteja preparado para essa possibilidade, analisando e revisando suas políticas de faturamento e cobrança. Por exemplo, em vez de cobrar de todos os clientes no final do mês, cobre cada um no final do serviço ou quando as mercadorias forem enviadas. Envie as faturas por meio eletrônico e siga uma programação que irá estimular o pagamento. 

4- USE O TEMPO O CIOSO DE FORMA SENSATA

Economia lenta significa tempo ocioso para muitas empresas. Transforme o seu tempo ocioso em atividades que irão ajudá-lo a superar as dificuldades e posicionar a sua empresa diante de uma economia robusta que certamente virá.reveja os planos de negócios e de marketing. As estratégias que você havia definido 
para a empresa talvez não sejam adequadas nesta economia difícil. Por exemplo, você pode ter incluído no orçamento inicial um programa de marketing dispendioso; porém, em função dos gastos com energia e outras despesas que estão consumindo os seus resultados, talvez você agora deseje utilizar estratégias de marketing menos dispendiosas. Talvez você deseje dar maior ênfase ao marketing social (ex.: usando blogs ou publicando as análises dos clientes sobre seus produtos e serviços), o que pode custar pouco ou 
quase nada e ser altamente eficiente. Por exemplo, participando do MyVenturepad 
(www.myventurepad.com), sua empresa pode obter visibilidade, pois ele possibilita que você poste seus blogs e/ou comentários em outros blogs.
Entre em contato com os clientes. Aproveite esse tempo para descobrir o que está ou não funcionando. Use pesquisas de mercado ou questionários, que podem facilmente (e com baixo custo) ser enviados ao banco de dados de clientes por e-mail. Ofereça incentivos pelas respostas, como um presente exclusivo ou um desconto em futuras compras. 
Mantenha os funcionários motivados. Os funcionários vêem claramente quando as vendas
estão lentas e suas chances de obterem aumento de salário e bônus são mínimas. Encontre formas gratuitas ou de baixo custo de recompensar os funcionários, dando folgas ou permitindo horários flexíveis. Se as demissões forem necessárias, concentre-se em manter a motivação da equipe que permaneceu; o clima de tensão pode levá-los a tomar decisões erradas que prejudicarão a empresa. Se a liderança se mantiver 

calma demonstrando equilíbrio na tomada de decisões, a equipe seguirá o exemplo. 
Explore novas oportunidades. Use o tempo de que dispõe agora para desvendar novas oportunidades de negócios. Talvez isso signifi que desenvolver novas atividades ou criar novos acordos de parcerias para aumentar a efi ciência.

CONCLUSÃO

Não importa se a economia parece estar indo mal no momento, há luz no fi m do túnel – as recessões e os desacelerações econômicas não duram para sempre. Os bons tempos voltarão. Esteja preparado para entrar em ação quando isso acontecer e comece a agir agir agora!

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