quinta-feira, 14 de julho de 2022

Por que Globo assina Patrícia Poeta no Encontro?



Programa lançado em 2012, o Encontro não pertence à Globo. Ao menos a marca não está registrada pela emissora no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), pois o órgão negou os pedidos feitos nos últimos anos.

A marca Encontro com Fátima Bernardes pertence à Globo até 2025 por cessão de contrato. Para ter o seu nome como parte de um produto da empresa, a jornalista precisou conceder uma autorização especial junto ao Inpi.

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial, "não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores.

Fausto Silva, por exemplo, quando ainda era contratado da Globo, concedeu o uso de seu nome para diversos quadros, como Pegadinhas do Faustão (até fevereiro de 2023), Galera do Faustão (até dezembro de 2023).

O programa Encontro com Patrícia Poeta ainda não consta na lista do site do Inpi, mas a Globo tem essa permissão acertada em contrato com a apresentadora e deve ter o registro concedido -- no caso de Fátima, por exemplo, a solicitação tem validade até 2025.

Por não ser dona da marca, a emissora evita o uso para se livrar de uma disputa judicial que pode terminar com o pagamento de uma indenização por uso indevido de merca. Mas se possuem contrato de cessão está bom para ambas as partes.

Faça o registro de sua marca:  contato: (11) 9 4319-8445

Nenhum comentário:

Postar um comentário