sábado, 16 de julho de 2022

Registrar marca é assegurar crescimento da empresa

 



Um desenho estilizado mostra um jogador de basquete com' as pernas abertas em arco; na mão esquerda, a bola está a ponto de cair na cesta. Com esse desenho, o astro do basquete norteamericano Michael Jordan eternizou um lance pessoal – e um fabricante de artigos esportivos vende tênis ainda hoje, décadas depois de Jordan ter se aposentado. Isto é investimento de recebimento “ad eternun”

Este é apenas um exemplo de uma marca registrada – que mostra o porquê da importância de uma empresa, associação ou prestador de serviço registrar a sua marca: naquele espaço (que pode adquirir o formato que se quiser chegar) estará contida a história, será acentuada a credibilidade e, ao mesmo tempo, estará demonstrado um compromisso com fornecedores, clientes, colaboradores, público em geral e mesmo autoridades.

“Uma marca registrada é o elo entre empresa, produto, serviço e cliente e indispensável para o desenvolvimento e a manutenção de uma empresa em seu segmento de mercado”, afirma o CEO da Forato Consultoria Marcas e Patentes, Dr. Denilson Forato

Ela prossegue, enfatizando que uma marca representa a identidade da empresa, de seu produto ou serviço. Mas faz uma ressalva: não adianta ‘encomendar’ um estudo que entregue uma marca que deixe o empresário satisfeito. Se tal marca não for registrada em um órgão reconhecido, há o risco de grande prejuízo, tanto financeiro quanto de credibilidade da empresa.

“O empresário deve pensar que passou um período, qualquer que seja, até a empresa atingir um nível de reconhecimento e credibilidade pelos produtos que põe no mercado ou serviços prestados. Toda essa história está contida na marca – que, se não for registrada, pode ser ‘furtada’ e utilizada por uma empresa com valores totalmente distintos”, alerta Forato.

Dr. Denilson Forato, da  Forato Consultoria Marcas e Patentes, que oferece, entre os serviços de consultoria empresarial, perícias judiciais, o registro de marcas e patentes, através de trabalho como procurador junto ao INPI também opina. “Em um mundo onde se dá tanta importância às questões visuais, é fundamental ter uma marca registrada que possa representar o seu negócio e, ao mesmo tempo, assegurar que todos os seus valores, objetivos e histórias estão contidos em um símbolo”, comenta Forato.

Ele lembra que, sem o registro da marca, o empresário não garante direito à exclusividade do uso. “Registrar a marca é a única forma de proteger o seu negócio em todo o território nacional”, continua Forato, que também lembra outro fato: em caso de a marca registrada ser copiada, há possibilidade de ação judicial.

Para mais informações, fale com um dos consultores da  Forato Consultoria Marcas e Patentes, através do link.

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