terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lucratividade por meio de Práticas e Instrumentos Gerenciais


Soluções de Gestão Empresarial para aumentar o lucro, a um passo de você

Qual é o segredo da lucratividade?
Querer ser lucrativo, todos querem; ser lucrativo, muitos conseguem; sustentar o lucro, poucos sabem!
Para suceder, sugerimos um modelo de cinco módulos:
1 – Seguir um processo gerencial-executivo, lógico e prático, com suas fases:
A - fixar objetivos arrojados;
B - elaborar estratégias superioras;
C - estabelecer prioridades de impacto;
D - trabalhar com pessoas intra-empreendedoras;
E - desenhar uma organização de fácil interrelacionamento;
F - configurar um monitoramento transparente com suporte digital.
Até aqui, muito conceitual, mas ainda não funcional...
2 – Compartilhar o processo acima com os gestores e seus times, para que compreendam o seu papel dentro do todo, da importância de delegar poderes e da necessidade de interrelações com as áreas correlatas.
Até aqui, mais funcional, mas ainda não fácil...
3 – Capacitar os gestores com a prática moderna de Gestão Empresarial "Gerenciar, mensurar e aumentar a lucratividade” e muni-los com o instrumento de Gestão Digital "Criar gráficos, análises e consultas, personalizadas”.
Até aqui, mais fácil, mas ainda não prático....
4 – Montar uma agenda de gerenciamento da lucratividade, com tópicos como:
  • Fixar objetivos para 12 meses e horizonte de 3 anos;
  • Elaborar uma estratégia lucrativa em até 30 palavras;
  • Estabelecer as prioridades que têm 80% de impacto sobre o resultado;
  • Atribuir responsabilidade aos profit centers;
  • Envolver todos os colaboradores para chegar ao crescimento lucrativo;
  • Usar mapas para indicar o “caminho crítico” para os resultados.
Até aqui, mais prático, mas ainda não confortável.
5 – Treinar como fazer em um treinamento de Gestão Empresarial, onde estão os próprios participantes que criam a solução, sob medida, para a realidade e ambição da sua empresa!
O momento de dar “o pulo do gato”!
Aprendizado penoso?! – não necessariamente: o assunto “chato” tende, sim, a cansar e, se repetido de forma “chata”, pode se tornar entediante.
Uma dica para tornar o treinamento mais “amigável” é permitir ao participante monitorar a incidência de palavras ou expressões “chatas” como:
SinergiaHábitoAçãoMetaOrganização
MonitoramentoClientesValorstakeholdersEstratégia
SistemaReceitaObjetivoNegócioCusto
OtimizaçãoFocoLucroDesempenhoProcessos
ResultadosParadigmaModeloAvaliaçãoPessoas

Sempre que ele ouvir uma palavra ou expressão contida num dos campos acima, ele marca a mesma.

Quando completar uma linha, coluna ou diagonal, ele grita "BINGO" e ganha uma foto dele como “destaque” do treinamento!  
Resta, no entanto, lembrar que atrás de cada palavra ou expressão “chata” pode estar uma idéia inovadora, a um passo de você!
Incorporar a lucratividade como uma competência essencial da empresa é possível; práticas e instrumentos gerenciais para dar um passo à frente estão disponíveis. Por que não aprender como criar soluções para aumentar o seu lucro?

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