segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MARKETING PESSOAL E MARKETING


Nosso marketing pessoal entra em ação não só quando estamos inseridos em uma organização, no dia a dia precisamos nos comunicar com pessoas, vender uma ideia um determinado produto entre outros.

Quando falamos em "marca" não estamos nos referindo só o intangível, exemplo o slogan de uma empresa e sim a nossa própria marca pessoal diante do convívio social. É essencial se manter uma imagem apresentável em todos os aspectos diante das pessoas, a maneira de se vestir, gestos, expressar diante de um público etc. Estas técnicas se tornam indispensável não só na vida pessoal de um profissional como no dia a dia nas empresas. Vamos focar agora em um gestor que trabalha em uma determinada organização, quando o mesmo passa a fazer parte da empresa ambos se tornam semelhantes, suas imagens se refletem. Quando o administrador não tem uma postura adequada, não se comunica bem, não se veste bem não sabe delegar sua autoridade isso pode se transmitido para seus subordinados, passando uma péssima imagem da organização junto ao mercado. Os gestores não só os profissionais de Marketing Pessoal mais as demais áreas precisam a cada dia se atualização profissionalmente e investir em peso no Marketing, logo porque os mesmos relacionam também com o público externo da empresa podemos dar como exemplo os clientes. O mercado passa a cada dia em constantes transformações não só em produtos e tecnologias mais também na necessidade continua de qualificação pessoal dos seus colaboradores. Para afirmar o que foi dito vamos agora apresentar o que é marketing e qual é a sua contribuição para as empresas. Você sabe o que é Marketing? Podemos defini-lo como uma estratégica planejada e seu objetivo é atrair, tornar fiel o cliente a empresa.

O Marketing vai além de uma simples propaganda de um anúncio em TV, rádios ou cartazes, além desses que pode ser considerado com função do Marketing, ele esta ligado também ao planejamento estratégico da organização, na orientação do cliente, ele faz pesquisas de mercado buscando resultados quantitativos e qualitativos, busca a necessidade humana, sua atuação esta contínua na geração de demanda de mercado, analisa a concorrência, enfim sua função é fazer parte da organização em todos os aspectos, sendo ela com ou sem fins lucrativos. O Marketing procura oferecer o melhor aos clientes, sendo em produtos e serviços, montam estratégias de como esses produtos irão chegar aos consumidores mantendo sua qualidade, oferecendo preços competitivos, promoções, visando também a sua satisfação contínua.

Hoje o mundo em constantes transformações, a concorrência entre as entidades é muito forte, sobrevive quem oferecer o melhor para a sociedade em geral, não só em produtos, más também em responsabilidade social. O cliente para ser fiel a empresa tem que passá-los confiança, além de ter que oferecer excelentes produtos, também disponibilizar ambiente agradáveis de fácil acesso em geral, si preocupar em atender melhor os portadores de deficiência sem restrições, cegos, surdos, cadeirantes, idosos que por ter certa idade tem problema de locomoção, pessoas que sofreram acidente, por enquanto precisam da muleta para ser locomover, saber lidar com pessoas de outras culturas e raças, podendo ter nos país pessoas que falam outras línguas que querem comprar em seu estabelecimento, enfim a empresa tem que ter profissionais treinados em geral, para atender este público. Eles também podem ser fiel, basta oferece a eles o melhor, dando-os direito de ir e vir como qualquer outro cliente, cuidar da marca e imagem esses são também pontos importantes também para o sucesso de qualquer entidade.

Esses são alguns dos requisitos básicos que a empresa tem como seu público. Além desses, cabe-a ela cumprir com as obrigações sociais, oferecendo seus funcionários todos os direitos com, carteira assinada, para que possam ter todo o benefício como: décimo terceiro, férias, INSS, disponibilizando a essas pessoas acesso planos de saúde e outros, estarem em dia com a receita federal, impostos e tudo mais, se preocupar com o meio ambiente, oferecer campanhas educativas, incentivar as pessoas a cuidar da natureza, cuidar de seu espaço, para que as futuras gerações desfrutem de um ambiente, de um mundo melhor, investir também em outros projetos, como educação, esporte etc.

Hoje muitas empresas fecham as portas cedo, por não ter o que oferecer, as pequenas empresas por não ter conhecimento e estrutura para encarar o mercado competitivo de frente, logo abaixam as portas, a grande por querer lucrar mais se esquece de investir, os consumidores por serem muito exigentes no dia de hoje procuram outras empresas que possam oferecer a elas os melhores produtos e que satisfaçam suas necessidades, fecham as portas como a de pequeno porte, acumulam dividas e não consegue mais se manter, perdem o controle da situação. Como foi dito anteriormente, hoje o mundo está em constantes mudanças, produtos novos vem surgindo e o mercado exige que as empresas acompanhem essas evoluções de um modo em geral. Exemplo de uma promoção: si uma determinada loja oferece um celular com uma câmera e um chip, por um preço R$300,00, a concorrência oferece o mesmo celular com uma câmera e um chip com o valor de R$300,00 e uma promoção que leva grátis 5,00 de créditos, com certeza a primeira loja irá perder o cliente por cinco reais, deixou de investir. Por isso empresas eficientes inovadoras investem no Marketing ficar de olho na concorrência, buscar os melhores produtos em geral para oferecer só para ter o cliente fiel a ela, e cliente fiel compra mais, e através deles as organizações atrair mais consumidores.

Enfim o Marketing é a ligação entre a entidade e o cliente, ele tem a capacidade de auxiliar a empresa a atender de forma correta os clientes como eles merecem, sendo ela uma ferramenta de extrema importância na geração de vantagens. É importante ter em mente que as organizações dependem dos clientes, elas vendem seus produtos a esse público e através deles alcançam seus objetivos que são os lucros.
Ressaltando que não basta vender qualquer produto, por isso é sempre bom conhecer o cliente, identificar quais são suas necessidades o que eles estão buscando, para poder de maneira correta suprir cada uma dessas necessidades.
Denilson Forato - Esp. em Gestão - FGV

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