sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Modelo de máscara N95 da marca 3M , é salva, devido a ser Marca Registrada nos EUA.



Em meio aos impactos de um cenário atípico causado pela pandemia, nem sempre as empresas e os novos empreendedores se dão conta de uma questão bastante importante para a segurança e proteção de seu negócio: o registro de marca.

Resumidamente, o registro de marca é um título de propriedade conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Esse título garante a seu titular o direito de utilização exclusiva da marca registrada em seu campo de atuação. Ou seja sua proteção.

É importante lembrar que, conforme a Lei da Propriedade Industrial, é proprietário de uma marca somente aquele que possui o registro dela. Isso quer dizer que, mesmo que sua empresa utilize uma marca em seus materiais há anos, se ela não fizer o registro, outra pessoa que o fizer pode acabar sendo considerada a “dona” dessa marca. 

Por esse e outros motivos, é fundamental ter o registro de marca de seu negócio. Continue a leitura e descubra mais sobre isso e veja exemplos de como essa proteção mostra-se importante em tempos de pandemia. Acompanhe a seguir.

Por que fazer o registro de marca para empresas que surgiram na pandemia?

Com as restrições trazidas pelo novo coronavírus, muitas pessoas perderam o emprego, negócios precisaram se reinventar. E, como solução para diversos casos, o caminho do empreendedorismo e da inovação tem sido trilhado por muitas pessoas.

De fato, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um crescimento no empreendedorismo durante a pandemia. Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita em parceria com o Sebrae, demonstraram ainda que a taxa de empreendedorismo no Brasil registrou recorde neste período.

Dessa maneira, muitas novas empresas surgiram como resposta para se tentar vencer a crise. Porém, por vezes, o empreendedor acaba focando apenas em ações comerciais emergenciais de curto prazo para sobreviver e não se dá conta de que a marca de sucesso que ele está se esforçando tanto para construir pode acabar sendo tomada por outra pessoa se ele não fizer o registro de marca. 

Por isso, o registro é um investimento na segurança e proteção do negócio e deve ser feito, preferencialmente, logo na criação do empreendimento, eliminando os riscos de perda do direito de uso que surgiriam mais à frente.

Registro de marca como estratégia para fortalecer negócios na pandemia

Especialistas indicam que os períodos de incertezas são momentos para os empreendedores refazerem planos, estratégias e buscarem oportunidades de melhoria e neutralização de gargalos nos negócios para que, quando o cenário voltar a algo mais próximo à normalidade, a empresa esteja bem preparada para enfrentá-lo e ter sucesso.

E, uma das maneiras de fazer isso, é investir em sua marca, registrando-a e protegendo-a durante e após a pandemia. 

Uma marca registrada se destaca de concorrentes por transmitir mais credibilidade, confiança e profissionalismo, o que pode ser a diferença entre ganhar ou perder clientes que estão cada vez mais exigentes. 

Ainda, essa é a base para que a empresa possa investir com segurança em seu branding e marketing, tendo a certeza de exclusividade de uso da marca para destacá-la e fortalecê-la no mercado. 

Registro de marca para a expansão do negócio em tempos de pandemia

Entre os desafios enfrentados pelos proprietários de marcas durante a crise do novo coronavírus, está a manutenção da reputação e do valor de suas marcas. À medida que as empresas se adaptam por meio de novas maneiras de operar e atender aos clientes, elas estão usando suas marcas de novas formas e precisam de proteção para esses novos usos.

Muitos empreendedores, por necessidade ou oportunidade, buscaram novas alternativas de negócios durante a pandemia. Restaurantes abriram uma nova frente com delivery, marcas de roupas começaram a produzir máscaras, etc.

Disso pode ter surgido um negócio que irá permanecer além da pandemia. Fazer o registro de marca dos novos produtos, serviços ou mesmo de novos negócios criados pelo empreendedor, portanto, será algo importante para protegê-lo agora e no futuro.

Mas o registro de marca também está relacionado a outro tipo de expansão: as franquias. Muitos empresários não sabem, mas é preciso que a marca seja registrada para que se ingresse no modelo de franquia. Afinal, empresas que não registraram sua marca não podem franquear seu negócio. 

Registro de marca para proteção contra golpes e ações de má-fé

Durante o período de pandemia, tem ocorrido uma série de golpes fazendo uso de marcas consolidadas no mercado. Desde ações em redes sociais, produtos falsificados até golpes de phishing executados em nome de marcas para receberem acesso a dados confidenciais dos clientes – há crimes e ações de má-fé sendo praticadas com o uso de marcas de terceiros.

"O registro de marca é uma forma de proteção e de agir rapidamente para demonstrar que seu negócio não tem envolvimento nessas ações, evitando prejuízos à sua marca".

Dr.Denilson Forato

A pandemia esteja criando novos desafios para os proprietários de marcas e está se tornando mais difícil para eles protegerem suas marcas se ela não for registrada.

A 3M, por exemplo, passou por uma situação assim nos Estados Unidos. A empresa é uma grande produtora de máscaras N95 e identificou que outras empresas estavam revendendo esses produtos a mais de quatro vezes o preço de tabela. Assim, a empresa fez reivindicações que incluíram violação de marca registrada, concorrência desleal, associação falsa, endosso falso, denominação de origem falsa, diluição de marca registrada e propaganda enganosa.

A empresa conseguiu impedir que as rés utilizassem a marca da 3M e vendessem suas máscaras. Processou e ganhou uma indenização na corte dos EUA. Essa proteção e esses resultados só foram possíveis por se tratar de uma marca registrada.

Vamos proteger a sua Marca? 

Faça contato: Forato Consultoria Marcas e Patentes 

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